Notícias

29/09/2017 10h00
Maia critica criação de comissão para analisar a legislação trabalhista

Causou forte reação na Câmara dos Deputados a criação de uma comissão de juristas para consolidar a legislação trabalhista. A portaria, assinada pelo ministro do trabalho, Ronaldo Nogueira, pegou os deputados da base aliada de surpresa, porque não tinham sido consultados sobre isso. O temor é que haja intenção de mudar a reforma trabalhista aprovada recentemente no Congresso Nacional.

Nos bastidores, uma das reações mais fortes foi do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. “A lei não está valendo ainda, e o ministro já quer mudar com uma comissão contra o texto atual”, disse Maia ao blog.

Entre deputados da base aliada, foi lembrado que Ronaldo Nogueira sempre teve resistência inicial à reforma trabalhista, e que o texto original intermediado por ele era tímido.

O que levantou sinal de alerta é que os juristas escolhidos para compor essa comissão eram contrários à reforma trabalhista.

Também há contrariedade da base com o Palácio do Planalto por não ter avisado antes sobre decisão publicada nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial.

Procurada, a assessoria de imprensa do Ministério do Trabalho disse que a comissão é para fazer uma reconsolidação da legislação trabalhista. Segundo a pasta, tudo que não está na legislação trabalhista vai parar no texto agora. Mas ela nega que haverá mudanças na lei. Depois que juristas fizerem a unificação da legislação, o texto ainda passará por análise do próprio ministério.

(Portal G1)