Notícias

30/08/2017 15h25
Ações realizadas pelo SEDERSP no mês de agosto em prol do setor

Este foi mais um mês de muitas atividades do SEDERSP em prol de melhorias para o segmento de duas rodas.

Na mesma semana em que estivemos em Brasília, em importante reunião na Secretaria Executiva do Comitê Gestor do Simples Nacional - Ministério da Fazenda para discutir questões abrangentes quanto à legislação do Simples Nacional e debater a figura do microempresário individual e empresas de aplicativos, nossa entidade participou de outro encontro relevante, na Prefeitura de São Paulo, dando continuidade às discussões pertinentes da categoria junto à Secretaria de Governo Municipal.

Estivemos presentes no Rio de Janeiro, em audiência com o procurador Rodrigo de Lacerda Carelli, do Ministério Público do Trabalho, para discutir as ações que vem sendo promovidas por esta instituição em relação às irregularidades cometidas pelas empresas de aplicativos.

O SEDERSP também se reuniu com membros do Departamento de Transportes Públicos (DPT) junto à Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo para tratar de assuntos de interesse de nossas empresas.

Esses encontros vêm a somar com os demais debates realizados entre o sindicato patronal e o Poder Público e mostram que estamos no caminho certo. Nossa entidade tem apresentado e explanado em todas as esferas públicas (municipal, estadual e federal) os assuntos que afligem o setor.

E para fortalecer nosso posicionamento quanto às ações irregulares praticadas pelos aplicativos, divulgamos uma carta aberta, tornando público nosso repúdio à metodologia de contratação dos profissionais motofretistas que essas empresas vêm praticando junto aos seus colaboradores, condicionando seus motoboys a se cadastrarem como MEI (Microempreendedor Individual), mascarando a relação de trabalho.

Ainda nessa temática, vale destacar que o Ministério Público do Trabalho citou recentemente a importância das entidades da classe motofretista, entre elas o SEDERSP, em despacho na audiência de processo contra aplicativos, o que mostra que não estamos sozinhos nessa luta.

Certos de que a união fortalece o setor, contamos também com a participação geral do empresariado de motofrete nessa, que é uma reivindicação de todos. Então, caro empresário de distribuição de entregas rápidas do Estado de São Paulo, junte-se a nós. Venha fazer parte desse time que luta em prol da nossa categoria, afinal, juntos somos fortes!

(Palavra do presidente do SEDERSP, Fernando Souza)