Notícias

31/07/2014 10h00
SEDERSP se reúne com representantes de todo o Brasil para discutir sobre a periculosidade
O SEDERSP realizou no dia 26/7, na capital, uma reunião com representantes de diversos estados do Brasil, tendo como mote central as questões que envolvem o adicional de periculosidade dos motofretistas.

Proposto por meio de uma alteração da NR 16 (Norma Regulamentadora), o adicional prevê remuneração de 30% sobre o salário dos profissionais, devido aos riscos da atividade.

Estiveram presentes na reunião os seguintes representantes: Roney Melo, Presidente SINDEECO-MG, Jose Novaes, representando o Rio de Janeiro, Robson de Souza, representando o Pernambuco, Reinaldo Pereira, Presidente SINDEECO Brasília - DF, Luiz Carlos Mello, Presidente SETSER-RS, Mário Correa Machado, representando São Jose dos Campos - SP, Fábio Garriro, representando Salvador- BA, Marcelo Nabas, representando Sorocaba - SP, Ricardo Bandeira, representando Fortaleza - CE, Lorena Machado, representando Vitória - ES.

Os representantes da entidade SEDERSP foram: Fernando Souza - Presidente, Milton Cordeiro - Vice Presidente, Adauto Bentivegna Filho - Jurídico, Angelúcio Piva, Corpo Jurídico, Ronaldo Brito - Assessor e os diretores Danilo Santana, Jose Eduardo, Herika Mascarenhas, Marcelo Sorrini, Marcelo Paz e Evilásio Rodrigues.

Até o dia 13/09, o tema estará em consulta pública, e deverá ser regulamentado por uma comissão tripartite, formada por governo, empregados e empregadores. Desta forma, o corpo diretivo da entidade está disposto a participar dessa comissão a fim de torná-la compatível com o atual panorama da categoria.

O adicional foi instituído pela Lei 12.997, de 18/6, e será regulamentado após o recolhimento das avaliações da sociedade sobre o texto técnico básico que ficará exposto até 12/9.

"Todo o setor está aguardando a regulamentação por meio do Ministério do Trabalho e as entidades, principalmente o SEDERSP, estão atentas à questão e trabalhando fortemente para que façamos parte da Comissão Tripartite que debaterá os detalhes desta regulamentação. Esta é uma questão vital para as empresas de motofrete de todo o Brasil e os empresários podem contar com a força da nossa representação para defender os interesses das empresas e buscar equilíbrio para que não tenhamos um verdadeiro apagão em nosso setor. Precisamos da força das empresas para engrossar esse coro e mostrar a força dos geradores de empregos do setor de motofrete. Agradeço demais a todos os empresários e representantes de São Paulo e de outros Estados que compareceram, se esforçaram e estiveram conosco em uma reunião tão importante", comenta Fernando de Souza, presidente do SEDERSP.