Notícias

03/05/2017 14h00
Tráfego de motos será proibido pista central da Marginal Tietê entre 22h e 5h

O setor de duas rodas foi novamente pauta na capital paulista. Ocorre que no dia 27 de abril, a gestão João Doria anunciou mais uma medida que interfere diretamente quem anda de moto pela cidade.

A Secretaria Municipal de Transportes informou que irá restringir a circulação de motos na marginal Tietê a partir do dia 13 deste mês. Segundo o anúncio, os motociclistas não poderão circular pela via central entre 22h e 5h - horário de circulação permitido para os caminhões.

Com a nova determinação, as motos serão obrigadas a circular apenas pela pista local no horário estabelecido. Essa medida é mais uma restrição ao tráfego de motos nas marginais, uma vez que a circulação na pista expressa já é proibida. A Prefeitura de São Paulo proibiu a circulação de motos na pista expressa da Marginal Tietê em 2010, sendo estendida em 2012 para a Marginal Pinheiros.

A prefeitura alega que essa nova proibição visa "reduzir acidentes e garantir a segurança dos motociclistas, que estão presentes em 80% dos acidentes com vítimas".

No entendimento do SEDERSP, o que falta é a criação de políticas públicas realmente eficazes no combate aos acidentes. Uma das propostas do sindicato patronal é justamente a implantação de uma faixa exclusiva para motos na marginal (já existe estudo sobre isso), além de ações efetivas de educação no trânsito que envolva não só os motociclistas, como também os motoristas de veículos leves e pesados, bem como melhor sinalização nas vias de um modo geral e um olhar realmente voltado para a solução, não a proibição.

(Foto UOL)