Notícias

20/03/2017 11h15
A única pergunta que você precisa fazer na hora de contratar um funcionário

Empresário do setor, olha que dica interessante para contratar, seja um motofretista, alguém para trabalhar no escritório, na logística, enfim, vale a pena ler.

Entrevistas de emprego são situações difíceis, não só para os candidatos, mas também para o empreendedor. Como é possível julgar a personalidade de alguém, suas habilidades e deficiências em apenas alguns minutos? É claro que o currículo ajuda, mas não traz todas as informações necessárias para se ter a certeza de que aquela será uma ótima aquisição para o time.

A jornalista de negócios Suzy Welch, autora de dois best-sellers do New York Times, traz uma dica que pode ajudar os empreendedores. Segundo ela, é possível saber o suficiente sobre o perfil de um potencial funcionário com apenas uma pergunta:

- Como você se preparou para esta entrevista?

“Eu uso essa pergunta há anos”, disse ela ao site da revista Inc. Ela conta dois exemplos de boas respostas para a questão. Uma candidata disse que passou três dias lendo e se informando sobre tudo que a jornalista já escreveu em sua carreira. “Como resultado, ela veio à entrevista preparada para falar não só sobre o trabalho que iria desempenhar, mas também sobre interesses e valores que temos em comum e o que achou mais relevante em minha carreira”, afirmou Welch.

Outro caso é o de um candidato que fez uma verdadeira análise das páginas nas redes sociais da jornalista. Ele também enumerou alguns pontos que deveriam ser melhorados ou completamente alterados nos perfis no Facebook e no Twitter da escritora. Ambas as histórias terminaram em contratação.

Segundo Welch, perguntar sobre a preparação dos entrevistados ajuda a descobrir quatro pontos:

- Se o candidato é proativo na hora de aprender
- Como ele lida com solução de problemas
- Como é sua personalidade como funcionário
- O quão importante aquela vaga de emprego é para ele

O melhor da pergunta é que ela funciona como um exemplo real de como o candidato se prepara para um projeto importante. Se ele não se preparou para uma entrevista, será que ele se prepararia para qualquer coisa outra dentro da empresa?

(PEGN)