Notícias

06/03/2017 16h35
9 maneiras de deixar seus funcionários felizes

Empresário do setor de motofrete, leia esse texto, cheio de dicas interessantes para deixar sua empresa mais harmoniosa e, assim, mais produtiva:

A grande maioria dos líderes concorda que a atitude dos seus funcionários é um fator fundamental para a boa gestão do negócio. Isso porque a empresa é diretamente afetada pelas reações da equipe, desde funcionários que se mostram satisfeitos e engajados, quanto membros infelizes e desmotivados.

Mas para a frustração não tomar conta dos colaborares da empresa, é importante que o empreendedor incorpore essas atitudes ao seu dia a dia. Dessa forma, o dono do negócio constrói uma relação positiva com a equipe, assim diminuindo as chances de situações desconfortáveis.

Para isso, a Inc.com listou nove maneiras de deixar os funcionários felizes. Confira:

1. Presença

Vá mais longe do que ser acessível. Quando você estiver com seus empregados, realmente esteja ali. Deixe distrações de lado e preste atenção em tudo que está sendo dito. Dessa forma, os empregados vão se sentir mais respeitados.

2. Inclusão

Dê espaço e autonomia para os seus funcionários dominarem as áreas onde atuam. Isso vai fazer com que eles tragam mais resultados, se sentindo parte da empresa.

3. Empatia

Mostre que se importa com a equipe. O empreendedor deve mostrar que os funcionários são parte do time, tanto nos tempos bons quanto nos ruins. Coloque-se à disposição deles.

4. Transparência

Comunicar a visão e as metas da empresa com detalhes para a equipe é altamente recomendável. Dessa forma, você mostra porque os funcionários são tão importantes para o negócio, compartilhando o grande objetivo da empresa para todos que fazem parte dela.

5. Respeito

Demonstrar respeito é uma das melhores formas de construir um relacionamento positivo com os seus funcionários. E, como já foi dito, ouvir quem contribui para o seu negócio com toda a atenção possível é a melhor forma de ser respeitoso.

6. Empoderamento

Quando tomar uma decisão, inclua, peça a opinião e leve em conta tudo o que seus funcionários falarem. Empregados que participam ativamente das soluções do negócio se importam muito mais com os resultados. Portanto, compartilhe e dê força à equipe.

7. Consistência

A liderança é um privilégio que exige muito do empreendedor. Por isso, dê o exemplo. Leve o seu melhor diariamente para o negócio. Dessa forma, mostrará comprometimento, inspirando os seus funcionários.

8. Flexibilidade

Ofereça flexibilidade para os seus funcionários sempre que possível, de acordo com o combinado previamente. Isso possibilitará que a equipe tenha uma rotina mais balanceada e produtiva.

9. Gratidão

Expressar gratidão pela contribuição dos funcionários é uma forma de melhorar a sua relação com a equipe. Além disso, elementos básicos como pedir “por favor” e falar “obrigado” por tudo que o time faz também melhora o clima da empresa.

(PEGN)