Notícias

01/03/2017 17h00
Atenção: Moto também deve evitar enchente
Semana passada, várias ruas da capital paulista ficaram alagadas devido a fortes chuvas ocorridas em diversas regiões. Entre as notícias sobre as consequências dos temporais, uma chama a atenção para o setor de duas rodas: na tentativa de enfrentar a correnteza, um jovem motociclista, de 33 anos, desequilibrou da sua motocicleta e caiu, sendo arrastado até ir parar embaixo de um ônibus. Ele não resistiu ao acidente e, infelizmente, morreu no local. O fato ocorreu no último dia 25, na região Ipiranga, zona sul de São Paulo.

Dois anos atrás, publicamos em nosso site um texto com dicas importantíssimas sobre como evitar acidentes sobre duas rodas em tempos de chuvas – achamos interessante repetir a informação, já que março promete mais água!

OLHA O NÍVEL

Mecânicos aconselham o piloto a estar atento à altura da água ao atravessar uma enchente. Se passar do meio da roda, é preciso tomar cuidado. Isso porque as partes mais vulneráveis da motocicleta são a entrada de ar e a saída de escapamento.

MOTOR CONDENADO

O primeiro caso é o mais grave: caso a caixa do filtro de ar ou o duto de admissão estejam alojados na parte baixa da moto (como é na maioria dos scooters), é bom ficar longe das enchentes, pelo risco de sérios danos ao motor. Se a água for sugada para dentro da câmara de combustão, já era!

COM GÁS

Proteger o escapamento é mais simples: como num carro, deve-se usar uma marcha baixa (primeira ou segunda) e manter o giro do motor elevado. Dessa forma, o fluxo de gás expelido pelo escapamento é forte o suficiente para barrar a entrada de água no motor.

DESLIGADO

As motos mais altas, como as aventureiras, convivem melhor com as enchentes, mas há restrições. Se o nível de água estiver próximo ao cabeçote, ela pode atingir componentes elétricos como vela de ignição, bobina, modulo de injeção etc. Nos modelos mais modernos, o módulo de injeção é protegido, mas não vale a pena arriscar.

MAROLA

Além dos problemas mecânicos, ao cruzar enchentes o motociclista pode cair em buracos, bater nas guias, colidir com placas sinalização... Mas, se ainda assim o motociclista resolver encarar as águas, deve ficar atento às ondas provocadas por caminhões ou ônibus (que encaram melhor os alagamentos), que podem desequilibrar a moto e causar quedas. Nesse caso o melhor a fazer é evitar qualquer risco!

(Com informações do Portal UOL – Foto: G1)