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10/02/2017 11h10
Após criticar uso de radares pela Guarda, Doria põe GCM para escoltar marronzinho

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) está escoltando os marronzinhos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) no trabalho de fiscalização aos motoristas nas marginais Tietê e Pinheiros, em São Paulo.

A ação, implementada no início da gestão João Doria, acontece poucos meses após as duras críticas do então candidato ao uso dos guardas para multar motoristas na cidade.

Questionada sobre a escolta prestada pela Guarda, a gestão Doria não comentou a possível incoerência em relação ao discurso de campanha. A CET ressaltou que a GCM não multa os motoristas. "Ela está lá para dar apoio e proteger os agentes de trânsito nas ruas", informou.

Doria colocou como uma de suas bandeiras de campanha tirar os guardas da fiscalização de trânsito para que eles fizessem a segurança de escolas, parques e unidades de saúde.

Em uma das inserções na televisão, a campanha afirmava que “todos esses locais poderiam ser mais seguros. Todos eles poderiam contar com viaturas da Guarda Civil Metropolitana, criada para proteger o cidadão. No lugar de contribuir para a segurança pública, sabe onde está a Guarda Civil? Trabalhando para a indústria da multa”, afirmava o vídeo publicitário de Doria. “Não dá mais para a guarda civil metropolitana ficar multando as pessoas, ao invés de cumprir o seu papel na segurança pública, afirmava o então candidato do PSDB.

Nesta quinta (9), havia equipes da GCM e da CET na Marginal Pinheiros na região da Berrini, sentido Castello Branco. Três guardas acompanham dois marronzinhos. No mesmo horário, a UBS que fica nas proximidades, no Jardim Edite, contava com o trabalho de um segurança contratado. Não havia nenhum GCM no local. Na quarta (8), na Ponte do Morumbi, eram dois de cada time.

Um dia antes do início do programa Marginal Segura, um e-mail do comando operacional norte da Guarda Civil Metropolitana convocou equipes para o início da operação com radar móvel, no dia 26. A instrução dada aos guardas afirmou que a fiscalização ocorreria das 7h às 11h e das 14h às 18h em diversos pontos. “Inicialmente serão 5 pontos, e a guarnição para atender à fiscalização deverá ter no mínimo 02 operadores”, diz a circular.

A CET não informou quantos são os guardas empenhados no trabalho de proteger os agentes de trânsito.

Fiscalização

Os guardas passaram a ser usados em agosto de 2015 para aumentar a fiscalização nas marginais em relação às motos. A medida foi tomada um mês após a gestão Fernando Haddad (PT) reduzir os limites de velocidade nas marginais alegando maior segurança para os motoristas. Um dos motivos seria garantir a segurança do trabalho de fiscalização, já que os marronzinhos eventualmente acabavam sendo agredidos por motociclistas. Nesta semana, um marronzinho foi agredido por um motorista após multa-lo por estacionamento irregular.

Cerca de 80 guardas chegaram a atuar na fiscalização de trânsito até agosto de 2016, quando foram retirados da função em plena campanha eleitoral.

(Portal G1 – Foto: Márcio Pinho/G1)