Notícias

08/02/2017 11h20
Empreendedor não deve ter medo de tomar decisões difíceis

Empresário do setor de motofrete. Segue essa entrevista, publicada no portal da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, que pode ser inspiradora para você.

Criada em 1998, a Locaweb, empresa brasileira especializada em serviços de internet, passou por seu maior desafio em 2006. Nesta data, a empresa recebeu uma carta da Telmex, seu principal fornecedor de tecnologia da época, dizendo que os custos de serviços seriam triplicados. Gilberto Mautner, cofundador da empresa, entrou em desespero: “Estava em crescimento acelerado. Contudo, não tinha condições de arcar com um custo três vezes maior e repassar o aumento para os meus clientes”.

Ao lado de Claudio Gora, sócio e cofundador da empresa, Mautner resolveu arriscar. Junto com Gora, pegou um avião e foi aos Estados Unidos aprender a construir um datacenter. “Falamos com especialistas, empresas e decidimos montar a infraestrutura. Era o único jeito de manter os preços competitivos, não prejudicar os clientes e sair da mão de alguns fornecedores que mudavam as regras e os custos a qualquer momento”, afirma.

O datacenter, localizado em São Paulo, transformou a Locaweb em uma das grandes empresas da área de tecnologia do país. Hoje, ela tem 270 mil clientes, que usam serviços de computação em nuvem, hospedagem e sistemas de e-commerce.

O fato curioso é que a Locaweb nasceu de um projeto fracassado dos primos Mautner e Gora. Em 1998, época conhecida como “bolha da internet”, quando milhares de empresas pontocom nasceram, eles colocaram no ar um serviço que prometia serviços online para empresas do setor têxtil.

“A ideia era inovadora, mas ninguém do segmento entendeu. Mas ao montar o site, aprendemos a contratar e implementar serviços de internet. E como isso era a grande revolução mercadológica da época, decidimos apostar”, afirma.

A aposta deu certo. Nas linhas abaixo, o empreendedor conta um pouco de sua história empreendedora. Confira:

Nome: Gilberto Mautner
Idade: 44 anos
Onde nasceu: São Paulo
Onde mora: São Paulo
Que empresa fundou: Locaweb

Quem o inspira no empreendedorismo: O Bill Gates é uma inspiração para minha geração. A Microsoft, como empresa, está um pouco fora de moda, mas é uma referência para os profissionais do setor de TI.

Qual negócio queria ter criado: A Locaweb mesmo. Eu não sonhava no que ela virou. Ela é extraordinária. Eu fiz uma empresa simples e que atendia bem os clientes. Mas ela virou muito maior do que isso. 400 mil sites é muita coisa. Eu não imaginava.

Ser empreendedor é: Arriscar com embasamento, segurança e ter capacidade e competência acumulada.

Como ser um bom chefe: É uma das coisas mais difíceis para o empreendedor. Mas é estar ao lado do time e fazer com que a equipe atinja seu potencial.

Um sucesso: Ter tido coragem para fazer o datacenter e tornar a empresa importante no mercado brasileiro.

Um fracasso: Não ter se preparado para um intenso crescimento. Nos fim dos anos 90, quando comecei, não esperava a escala de clientes que alcançaria na década passada. Mas a falha me ensinou uma coisa importante: a ter processos que preveem o futuro da empresa.

O que não pode faltar num negócio: Talento e motivação. É de um grupo de pessoas com vontade e competentes que nascem as melhores soluções.

Já faliu: Tive um fracasso, que foi um portal de serviço para o setor têxtil. Mas foi dele que nasceu a Locaweb.

Em qual negócio jamais apostaria: Negócios que não geram caixa.

Sua principal inovação: Ter montado um time de atendimento e engenharia capaz de entregar qualquer inovação tecnológica para os clientes.

Um desafio: Entregar sempre um bom serviço e ver a satisfação do cliente. Fico de olho nos indicadores de operação e atendimento para sempre ter um bom serviço e, assim, fazer bons negócios.

Um medo: Empreendedor não pode ter medo. O ambiente de negócios no Brasil tem incerteza o tempo todo, então, o empreendedor deve ter o pé no chão, conviver com isso e não ter medo de arriscar. E tem que ficar ligado no negócio: se há geração de caixa, o negócio é bom.

(PEGN)