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09/11/2016 13h05
Palavra do presidente: Nesse fim de ano, redobre o alerta aos tomadores!

O comércio já se prepara para o melhor período sazonal de vendas, com faturamento de alguns setores que chega a crescer 30% em comparação aos meses anteriores, decorrentes das festas comemorativas de fim de ano, segundo aponta a Fecomercio.

Tais celebrações, aliadas ao recebimento do 13º salário, geram movimentação extra no mercado, já que os consumidores acabam comprando mais produtos de diversos segmentos. “E atender a essa demanda crescente exige que a equipe esteja preparada e estimulada para receber o maior número de consumidores”, orienta a entidade.

Essa orientação pode ser estendida para o nosso setor, uma vez que, com esse crescimento, os serviços de motofrete, principalmente os esporádicos, tendem a crescer também, o que nos faz chamar a atenção do empresário motofretista no que se refere ao seu tomador de serviço, que deve estar atento a sua responsabilidade solidária conforme estabelecido na Lei do Motofrete.

E para que esse contratante fique ciente das consequências que pode vir a sofrer diante de um mau serviço realizado por uma empresa que não se enquadra na legislação da categoria ou que está em situação irregular, é necessário um trabalho intenso de divulgação por parte de todas as empresas regulamentadas de motofrete.

Preocupado com essa questão, o SEDERSP promove continuamente ações de conscientização sobre esse tema. Em recente reunião mensal com associados, concentramos nossa discussão na questão do combate às irregularidades, principalmente no que se refere às plataformas de aplicativos, o que acaba trazendo como pauta também essa preocupação do contratante, que muitas vezes se ilude com as ofertas oferecidas por essas pseudoempresas de motofrete, sem se atentar ao contexto desse atendimento.

Vale ressaltar que o sindicato patronal criou um Comitê de Trabalho para viabilizar o combate a essas empresas de apps, bem como fortalecer esse trabalho de conscientização ao tomador, que precisa estar bem orientado para contratar apenas empresas que atendem as exigências legais e que garantem a proteção de seus profissionais durante a execução dos serviços contratados.

Então, nossa mensagem para esse período é: redobre o alerta aos tomadores.