Notícias

25/10/2016 13h00
Campanha Motociclista Sangue Bom acontece neste sábado

Empresário do setor de duas rodas: mobilize seus funcionários e participe você também da campanha de doação de sangue, Motociclista Sangue Bom, que acontece nesse sábado (29), na unidade Clínicas da Fundação Pró-Sangue, e tem o apoio do SEDERSP.

Essa é uma ação de iniciativa do setor de motofrete, que tem como idealizador o motociclista José Aparecido dos Santos, que iniciou esse trabalho em 2003, ao perceber que o número de acidentes de trânsito com motociclistas era muito alto e, por isso, havia constantemente a necessidade de transfusão sanguínea.

De acordo com informações da Fundação, a quantidade de bolsas de sangue em estoque oscila de um dia para o outro e, por causa dessa flutuação constante, é importante que se tenha a doação de todos os tipos sanguíneos, já que não existe nenhum produto para substituir o sangue humano e a vida de muitas pessoas depende única e exclusivamente da ação voluntária do doador.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que 4% da população de um país seja doadora de sangue. No entanto, no Brasil a doação é feita por menos de 2% dos cidadãos. Em contrapartida, o perfil do doador brasileiro tem alterado. Segundo a Fundação, 80% das pessoas comparecem hoje espontaneamente na Pró-Sangue, sendo que no passado elas vinham apenas para ajudar algum conhecido – aí que entra a ação solidária do setor de duas rodas, que a cada trimestre, sempre no último sábado do mês, realiza essa campanha, incentivando, além dos motociclistas, também a participação de amigos e familiares.

Serviço:

Fundação Pró-Sangue Agendamento: Alô Pró-Sangue (0800 55 0300) – de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O posto Clínicas fica na Av. Dr. Eneas Carvalho de Aguiar, 155 – 1º andar (a 200 metros da Estação Clínicas do Metrô) Estacionamento subterrâneo gratuito aos doadores (Garagem Clínicas Av. Dr. Eneas Carvalho de Aguiar). Consulte o endereço dos postos, os critérios para doação e mais informações no site http://goo.gl/dVUgH.