Notícias

12/09/2016 11h05
Carga solta aumenta perigo para quem viaja de moto; saiba evitar

Sempre é bom estar alerta a tudo o que se refere à segurança dos nossos motofretistas. Pensando nisso, o SEDERSP reproduziu esse importante artigo, veiculado no Portal UOL, veja:

A frota brasileira já conta com mais de 20 milhões de motocicletas, segundo dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Muitas são usadas diariamente em rodovias, por cidadãos que querem suprir a ausência - ou demora - de transporte público.

O uso constante na estrada expõe o motociclista a vários riscos. Um deles é a queda por conta de objetos e cargas que caem de outros veículos.

Um exemplo aconteceu em Minnesota, Estados Unidos: o motociclista Steve Konrad seguia pela Interstate 94 e, de repente, colidiu com um tapete de borracha que caiu de uma lancha transportada em reboque.

Trata-se de uma típica situação que pode causar sérios acidentes envolvendo outros veículos, inclusive carros, e colocar em risco a vida dos envolvidos - o motociclista, obviamente, é sempre o elo mais frágil.

Por sorte, neste caso, Konrad não se feriu, mas sua moto ficou praticamente destruída.

Transporte displicente

Segundo a polícia do Estado de Minnesota, também nos EUA, mais de 7.000 objetos que caem de automóveis, ônibus e caminhões são recolhidos anualmente nas estradas. E estamos falando de apenas um dos 50 Estados americanos. Colchões e escadas são os mais comuns.

Infelizmente não há nada que o motociclista possa fazer numa situação como essa. Sua única chance é ficar atento e manter uma distância segura de veículos "suspeitos" que trafegam com cargas soltas ou mal fixadas.

Além de cargas "voadoras", alguns tipos de caminhões representam maior risco para o usuário de moto. Um deles é a betoneira que, ao passar por algum buraco ou saliência na pista, pode espalhar pedras ou restos de concreto pela pista. Mesmo na cidade o risco é grande.

Por falar em cidade, os caminhões de lixo costumam deixar um rastro de chorume, capaz de fazer a moto derrapar, principalmente nas curvas.

Os caminhões basculantes (que transportam pedra e areia) também devem ser evitados. Manter distância segura e fazer ultrapassagens rápidas são a melhor forma de evitar levar uma "pedrada". A viseira sempre fechada também protege os olhos dos temíveis grãos de areia.

Isso sem falar nas vans e automóveis com objetos pendurados no teto e sempre prestes a cair...

Embora o fator surpresa esteja inevitavelmente presente nas estradas, cabe ao motociclista interpretar uma situação de risco, manter a distância e estar preparado para o pior. Assim como deveria caber aos demais motoristas prender seus objetos de maneira mais segura e responsável.

Cicero Lima é especialista em motocicletas e motociclistas.

(Imagem: Reprodução Portal UOL)