Notícias

29/08/2016 12h30
Estado norte-americano legaliza circulação de motos no corredor

Uma novidade norte-americana no setor de duas rodas foi divulgada no último dia 19, quando o governador do Estado da Califórnoa, Jerry Brown, sancionou uma lei que autoriza a circulação de motocicletas entre as faixas de rolamento entre os carros, ou seja, o famoso “corredor''.

A lei californiana abre um importante precedente nos Estados Unidos e em todo mundo ao tornar legal essa prática tão comum, que acontece em diversos países europeus e até mesmo no Japão.

Até então, a Califórnia não proibia, mas também não permitia as motos andarem no corredor legalmente, mais ou menos como acontece aqui no Brasil, onde se permite rodar com motos nos corredores, porém, o motociclista pode ser enquadrado no artigo 192 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que fala que o condutor de qualquer veículo não pode "deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais". Entretanto, o texto não diz qual é a distância certa.

Associação Americana apoia decisão

A Associação Americana de Motociclismo (AMA da sigla em inglês) divulgou uma nota apoiando a decisão de Brown, ressaltando inclusive importância da medida. De acordo com o comunicado, diversos estudos provam que grande parte dos acidentes com motociclistas (cerca de 60%) acontecem em situações de tráfego moderado e pesado (em um congestionamento, por exemplo) quando esses, parados atrás dos carros nas faixas de rolamento, ficam vulneráveis a mudanças de faixas de outros veículos, condutores distraídos.

Outro documento, do Departamento de Segurança no Trânsito dos Estados Unidos (NHTSA), publicado como uma agenda para a segurança dos motociclistas concluiu que a largura de uma motocicleta permite o veículo passar entre as faixas de veículos parados ou movendo-se vagarosamente em vias, onde a largura das faixas seja suficiente para proporcionar um espaço adequado.

(Com Informações dos portais G1 e UOL/Infomoto)