Notícias

27/07/2016 15h10
Hoje é o Dia do Motociclista, data para comemorar e refletir
Essa é uma semana de comemoração para quem é apaixonado por motocicleta e até mesmo aos que utilizam as duas rodas apenas como meio de transporte para o trabalho ou para uso profissional. Isso porque dia 27 de julho é o Dia do Motociclista, data que merece destaque, dado o avanço do setor.

A celebração surgiu a partir de uma tentativa da Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM) de estipular um dia comemorativo oficial para motoqueiros.

O dia escolhido foi uma homenagem a Marcus Bernardi, motociclista e mecânico da Honda, que morreu em 27 de julho de 1974. Dez anos depois de sua morte, foi estabelecido por meio de um projeto de Lei o Dia do Motociclista, comemorado todo 27 de julho, em homenagem ao ex-mecânico, por se tratar de uma figura muito querida e conhecida em seu trabalho.

A data serve de estímulo para a realização de passeios em duas rodas, palestras e eventos de motoclubes.

Números

Atualmente, o Brasil figura entre os seis maiores produtores mundiais de motocicletas.

De acordo com informações da Abraciclo, o País conta com frota superior a 23 milhões de unidades, o que equivale à média de uma moto para cada grupo de 9 habitantes.

Paralelo a esses números, associações e instituições ligadas ao motociclismo promovem ações de conscientização e educação em prol de uma pilotagem mais segura no trânsito.

Uma dessas entidades é o SEDERSP, que evidencia a data como momento de reflexão, não só aos que pilotam sobre suas motocicletas, mas também a todos os demais condutores, sempre em busca um trânsito equilibrado e de paz.