Notícias

13/06/2016 10h55
Jornal Nacional mostra trabalho voluntário de empresário do setor

Neste sábado, o empresário do setor de motofrete e diretor do SEDERSP Danilo Santana apareceu na TV, em matéria veiculada no Jornal Nacional, Rede Globo. Mas, dessa vez, ele não foi entrevistado para falar de assunto relacionado às duas rodas e sim mostrar seu intenso - e maravilhoso - trabalho voluntário junto a moradores de rua e que faz a diferença na vida de quem mais precisa, principalmente nesse frio, com baixíssimas temperaturas. Veja nessa reportagem como o Danilo doa o seu tempo em prol dessas pessoas:

As últimas madrugadas em São Paulo têm sido congelantes. Nessas horas, a generosidade das pessoas que ajudam a quem não tem onde morar faz toda a diferença.

No local onde nasceu São Paulo, para quem vive na rua, a dureza desta cidade é um pouco aliviada quando tem sol. Quando ele some, eles se multiplicam. Nem dá para ver rostos nem corpos. Nem precisa para saber o quanto estão sofrendo. “Ameniza o sofrimento e aquece, de verdade. Quando eu entro dentro dessa caixa, eu fecho e já era”, diz o homem.

Com a chegada do frio, surgem iniciativas para ajudar aqueles que mais sofrem. Um cinema desativado é uma espécie de refúgio, ao menos por algumas horas, para moradores de rua do centro de São Paulo. Está bem mais quente do que lá fora e no prédio encontram algo que não têm na rua: aquele calor que ajuda a suportar mais um dia gelado.

O almoço é organizado diariamente por frades do Convento de São Francisco, no centro de São Paulo para gente que só tem o que consegue carregar.

“Se precisar de agasalho, pasta de dente, escova, tolha, essas coisas, eu não tenho. Também pra dormir aí, muito frio, não dá. Às vezes chega até congelar a mão, congela o corpo todo”.

E tem sempre um drama para contar. “A mãe dele abandonou ele. Aí eu sou pai e mãe dele. Tô cuidando dele. Dando comida pra ele e tudo, lavo roupa dele, faço tudo pra ele”, diz o cabeleireiro Evandro Alves da Silva.
Para eles, o que um prato de comida pode fazer?

“Quando a pessoa chega na situação de rua, com fome, não adianta eu falar pra ele dos direitos que ele tem de moradia e ajudar ele, por exemplo, a buscar emprego, ou outra situação para melhorar de vida. Nós temos que começar pelo básico”, diz o frei José Francisco dos Santos.

Danilo e a família também tiraram o sábado (11) para ajudar com algo pequeno, mas muito importante neste frio: meias. As meninas arrumam as meias, mas seria perigoso levá-las nos lugares onde Danilo se mete, em busca de quem mais precisa.

“Então, a meia é um simbolismo. Claro que ajuda no frio, mas o principal é o carinho que é dado pra eles, né. A preocupação de sair de casa e poder ajudá-los nesse frio. Acho que é o mínimo que a gente pode fazer”, diz Danilo.

Quem quiser assistir a reportagem pode acessar esse link: http://glo.bo/25T3ubW

Em nome de toda a diretoria do SEDERSP, parabenizamos o Danilo pela sensibilidade e atitude de fazer acontecer. “Parabéns, Danilo, temos orgulho de você” – Fernando Souza, presidente do SEDERSP.