Notícias

16/06/2014 15h35
Campanha educativa tentará reduzir acidentes com motociclistas, em Londrina
Dentro de no máximo dois meses uma campanha educativa deverá ser veiculada na televisão para alertar motociclistas sobre os riscos de uma direção perigosa. A iniciativa é do Ministério Público (MP), diante de estatísticas alarmantes na cidade. Das 43 mortes no trânsito nos cinco primeiros meses de 2014 em Londrina, 26 foram de pilotos de moto.

Na última terça-feira (10), o promotor Paulo Tavares se reuniu com representantes da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP) e também com o Sindicato dos Trabalhadores e Condutores de Veículos do tipo Motonetas, Motocicletas, Bicicletas e Triciclos da Região Norte do Paraná (Sindmotos Norte), em Londrina.

"Queremos uma campanha educativa, que sensibilize os motociclistas e que elogie quem conduz o veículo adequadamente. Não queremos nada tão chocante, pois hoje o telespectador já é submetido a várias informações alarmantes e sensacionalistas. A gente quer enaltecer aqueles que respeitam a sinalização", comentou.

De acordo com o promotor, também estão sendo estudadas as propostas de intensificar as ações de fiscalização com a polícia e órgãos competentes, e por meio de uma parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), envolver as empresas que contratam profissionais em situação irregular. De acordo com levantamento apresentado pelo Sindmotos Norte, são 117 empresas que utilizam os serviços de motofrete e mototáxi sem previsão legal.

A principal falha e admissão de motoqueiros sem a realização de curso de formação, conforme prevê a legislação. Muitos profissionais deixam de se especializar alegando falta de recursos, já que as aulas custam entre R$ 250 e R$ 400. Sem vínculo empregatício e com ganhos somente por entrega, os pilotos se arriscam no trânsito em busca de melhores rendimentos. "Precisamos reverter esse quadro que é uma vergonha", disparou o promotor.

Fonte: odiario.com