Notícias

11/06/2014 13h40
CET altera o trânsito para a abertura da Copa; rodízio será suspenso
SÃO PAULO, SP - A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) afirmou na noite desta terça-feira (10) que fará um esquema especial de trânsito na capital paulista, na próxima quinta (12), por conta da abertura da Copa do Mundo. O evento acontecerá no estádio do Itaquerão, na zona leste de São Paulo. Entre as principais medidas previstas para o dia do primeiro jogo do Brasil na competição estão a suspensão do rodízio de veículos no horário de pico, por conta do decreto de feriado municipal; a ampliação do horário de funcionamento de algumas faixas de ônibus; e os bloqueios de vias do entorno do estádio.

Segundo a CET, além da liberação do rodízio, que permitirá a circulação de veículos com placas de final 7 e 8, nos horários de pico, também estarão suspensos a ZMRC (Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões) e a ZMRF (Zona de Máxima Restrição à Circulação de Fretamento). Todas as restrições voltarão a vigorar na sexta (13). As faixas de ônibus montadas à direita terão o período de funcionamento estendido (veja lista abaixo).

Além disso, a circulação dos demais veículos nas faixas exclusivas estará proibida no período das 6h às 20h. Os motoristas também deverão respeitar os horários de restrição indicados nas placas de sinalização já existentes. Os agentes da CET estarão concentrados ainda em vias próximas ao Itaquerão, no entorno dos hotéis que já começaram a hospedar as equipes, além dos pontos que receberão exibições de jogos. As orientações da CET podem ser consultadas no site da companhia.

INTERDIÇÕES

As principais alterações no trânsito acontecerão no entorno do Itaquerão, onde ocorrerão 26 bloqueios operacionais seis horas antes do início da partida, prevista para às 17h. Haverá ainda pontos de verificação, ou seja, vias bloqueadas ao tráfego comum que poderão ser utilizadas como acesso ao estádio para veículos credenciados especialmente para o evento. O perímetro da área de restrição veicular é formado pelas seguintes vias:

rua Dr. Luís Aires (Radial Leste), sentido Bairro, a partir do Túnel Águia de Haia; av. José Pinheiro Borges (Radial Leste), sentido centro, desde o viaduto Cassiano Gabus Mendes; av. Calim Eid, sentido bairro, a partir do viaduto Milton Leão; av. Itaquera, sentido bairro, junto à rua Cesar Diaz; av. Miguel Inácio Curi, sentido centro, 200 metros após a av. Itaquera; rua Tomazzo Ferrara, sentido centro, junto à rua Castelo do Piauí. A Radial Leste, junto ao túnel da avenida Águia de Haia, será bloqueada ao tráfego em dias de jogos no Itaquerão. Portanto, todos os veículos que seguem no sentido bairro serão desviados para o túnel Águia de Haia. Nesses dias, o túnel vai operar em sentido único de direção até o cruzamento com a av. dos Campanellas. As restrições podem ser verificadas no site da CET. As interdições de via e reforço de agentes em pontos estratégicos devem ser repetidos em outros eventos da Copa previstos para ocorrer na cidade.

Fonte: TNOnline com informações da FolhaPress