Notícias

19/05/2016 11h00
IPEM-SP autua 50% dos postos de combustíveis fiscalizados durante blitz na capital

Fiscais do IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), realizaram entre os dias 17 e 18 deste mês uma blitz na capital paulista na Operação SPC” – Supervisão de Postos de Combustíveis. Foram fiscalizadas129 bombas, sendo encontradas irregularidades em 50 (39%) bicos de abastecimento. Ao todo, foram verificados dez postos e encontradas irregularidades em cinco (50%) deles.

Durante a ação, além de irregularidades no volume do combustível fornecido ao consumidor, foram encontrados dispositivos de fraude, presença de componentes na fiação que não fazem parte dos equipamentos originais das bombas de combustíveis, o que indicam indícios de fraude para lesar o consumidor.

“O objetivo da blitz, oriunda de denúncias em postos de abastecimento é combater fraudes nas bombas de combustíveis. Continuaremos intensificando nossas operações. Detectamos uma nova versão de fraude, por meio de um micro controlador, bem menor do que nossas equipes já encontraram. A população paulista não pode ser lesada”, enfatizou o superintendente adjunto do IPEM-SP, Arlindo Afonso Alves.

O posto com irregularidade terá dez dias para apresentar defesa junto ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão, dobrando em caso de reincidência.

Além de autuar o posto, caso encontre irregularidades, o instituto irá apurar a responsabilidade da oficina encarregada da manutenção das bombas de combustíveis. Caso seja comprovado, a oficina poderá ter sua autorização cassada.

Em 2015 o IPEM-SP visitou 11.389 postos no Estado de São Paulo. Foram verificadas 118.688 bombas, sendo 7.241 reprovadas e autuadas 1.209. As equipes de fiscalização emitiram 40 autos de apreensão de placas e demais componentes eletrônicos com indícios de fraude, sendo constatadas fraudes em 37 delas.

Para saber quais foram os postos e as irregularidades cometidas copie e cole esse link: http://bit.ly/1sBrxdW.

(Fonte e foto: IPEM-SP)