Notícias

05/06/2014 15h35
Com greve no metrô de SP, manhã tem trânsito recorde no ano
A greve dos metroviários de São Paulo, iniciada a 0h desta quinta-feira, fez com que a capital paulista registrasse nesta manhã o maior congestionamento do ano para o horário. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), às 9h30 havia 209 quilômetros de lentidão em toda a cidade, que bateu o recorde de trânsito para o período da manhã.

O índice também é o terceiro maior da história do horário. O recorde é de 249 quilômetros, registrados às 10h do dia 23 de maio de 2012.



Às 8h30, 18% das vias monitoradas apresentavam lentidão, muito acima da média superior para o horário, que é de 10,7%. Segundo a CET, o congestionamento neste horário chegou a 156 quilômetros.

Além da greve dos metroviários, os paulistanos também são afetados pela paralisação dos agentes da CET, que ocorre desde ontem. Em nota, a empresa informou que faria o “remanejamento da equipe para reforçar o efetivo em campo conforme a dimensão e conseqüência do impacto do movimento na operação do trânsito”.

A via mais congestionada por volta das 8h30 era a Radial Leste, com oito quilômetros de lentidão sentido centro, da praça Divinolândia até o viaduto Pires do Rio. A Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, pista expressa, tinha sete quilômetros de trânsito da ponte do Socorro até a ponte Morumbi.

Por causa da greve, a CET suspendeu o rodízio de veículos nesta quinta-feira, e a SPTrans acionou o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese). As linhas que operam com destino às estações de metrô são estendidas e também há reforço de frota, com a criação de três linhas especiais para atender os passageiros da Linha 3-Vermelha, na zona leste.

Paralisação do metrô

Apesar da decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que, na quarta-feira, concedeu liminar que determina a manutenção de 100% do funcionamento do Metrô nos horários de pico (das 6h às 9h e das 16h às 19h) e de 70% nos demais horários de operação nesta quinta-feira, três das cinco linhas do Metrô de São Paulo foram paralisadas no início desta manhã, por conta da greve dos metroviários paulistas.

De acordo com a Companhia do Metropolitano, por conta da paralisação, os trens das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha não circulavam no início da manhã. Apenas as linhas 4-Amarela e 5-Lilás operavam normalmente. Os trens da 5-Lilás iniciaram o dia parados, mas por volta das 5h30, segundo o Metrô, começaram a circular. Às 6h28, o Metrô informou que as Linhas 1, 2 e 3 passaram a operar parcialmente, mas as portas continuavam fechadas em muitas das estações.

Fonte: Terra