Notícias

25/11/2015 10h10
Banco de Sangue do Hospital do Servidor tem atividades especiais nesta Semana do Doador

Caro empresário e parceiro do setor de motofrete. Nosso sindicato sempre apoia todas as campanhas sobre doação de sangue, dada a importância dessa ação. Sendo assim, nesta data, 25 de novembro, Dia Nacional e Universal do Doador, segue essa informação útil sobre o tema:

Para incentivar e conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue, o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), vinculado ao Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual), está com uma programação especial que teve início nesta segunda-feira (23) e vai até sábado (28) na Semana Nacional do Doador de Sangue.
Além de uma série de atividades recreativas com distribuição de brindes, o voluntário que doar no HSPE poderá deixar mensagens em um cartaz, sobre a importância desse ato de solidariedade que pode salvar até quatro vidas em apenas 15 minutos.

Para doar, basta comparecer no banco de sangue do HSPE, das 7h30 às 17h, portando documento de identidade original com foto.

O doador deve estar em boas condições de saúde, alimentado (recomenda-se evitar a ingestão de comida gordurosa nas 4 horas que antecedem a coleta e bebidas alcoólicas 12 horas antes), ter entre 16 e 67 anos e pesar no mínimo 50 kg. Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal.

Gestantes ou em fase de amamentação não podem doar, assim como usuários de drogas, pessoas expostas a doenças sexualmente transmissíveis e com diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade.

Antes da doação, todos passam por uma entrevista, para dar mais segurança ao doador e às pessoas que receberão o sangue. Por isso, é importante que as respostas sejam sinceras. Tudo é mantido em sigilo.

O banco de sangue do HSPE funciona de segunda a sábado. O acesso é pela Rua Pedro de Toledo, 1.800, no Ibirapuera, zona sul da capital paulista.
Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Centros de Assistência Médico-Ambulatorial (Ceamas), e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 140 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.