Notícias

18/11/2015 09h30
45% dos postos de combustíveis fiscalizados pelo Procon-SP vendem produtos vencidos

Os postos de combustíveis da capital, litoral e interior do estado de São Paulo estão sendo fiscalizados diariamente pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo.

Dos 371 visitados entre junho e novembro, em 166 (45%) foram encontrados produtos vencidos. O grande volume de produtos automotivos vencidos, em especial: fluído de freio, aditivos e óleos lubrificantes, tem chamado atenção. Como são manuseados pelos frentistas, os consumidores não observam o vencimento e pagam por um produto sem eficiência.

Produtos automotivos vencidos causam riscos

O engenheiro mecânico e professor do departamento de engenharia mecânica do Instituto Mauá, Celso Argachoy , alerta aos motoristas sobre a importância de respeitar o prazo de validade dos produtos automotivos. Em especial, óleos lubrificantes, fluídos de freio e aditivos que após o vencimento passam a absorver a umidade e perdem suas características.

Segundo explica o professor o risco mais grave é do fluido de freio que é um produto higroscópico, ou seja, absorve umidade e se degrada, causa oxidação das peças e forma bolhas de ar. “Com a formação das bolhas, a resposta do freio fica comprometida e o acionamento do pedal não terá a mesma resposta. O motorista terá que aplicar mais força, prejudicando tanto o tempo de resposta quanto no espaço percorrido pelo veículo até a frenagem total”, alerta.

O risco é ainda maior em descida de serras que necessitam do freios em condições mais severas. O sistema superaquece, assim como o fluído, há a possibilidade de vazamentos, formação de mais bolhas e a perda da eficiência. A sobrecarga nas lonas de freio vai causar a sua vitrificação, levando o veículo a perda total do freio. “É uma conjunção de fatores temerários”, destaca Celso Argachoy.

Produtos automotivos vencidos que estão estocados em locais úmidos: no nível do mar ou próximo a rios, têm mais chances de absorver a umidade do ambiente e causará mais riscos e prejuízos ao sistema devido a sua característica higroscópica.

Consumidor deve denunciar

A Procon-SP pede que os consumidores denunciem por meio das redes sociais os postos de combustíveis que vendem produtos vencidos, utilizam faixas com preços menores do que os cobrados na bomba de combustível ou qualquer outra infração do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Basta indicar qual a irregularidade, o endereço do estabelecimento e, se possível, uma foto comprovando a fraude.