Notícias

11/11/2015 11h35
Taxistas fazem manifestação em SP pedindo fiscalização contra Uber

Taxistas protestaram na manhã desta quarta-feira (11) em São Paulo contra uma suposta falta de fiscalização por parte da administração municipal contra o aplicativo Uber. Às 8h, eles se concentravam na Praça Charles Miller para sair em carreata com destino à Prefeitura de São Paulo e à Câmara. O grupo era formado ainda por taxistas de Guarulhos.

A Prefeitura afirma que faz a fiscalização e que já apreendeu 102 veículos vinculados ao aplicativo de carona compartilhada. Os taxistas reclamam, porém, que os motoristas do Uber logo voltam às ruas.

Em outubro, a administração municipal sancionou lei de autoria do vereador Adilson Amadeu (PTB) que veta o uso da carona compartilhada no município. A administração criou uma nova categoria, chamada "táxi preto", destinada apenas a uso de aplicativos. Os motoristas do Uber terão de se adequar para poder continuar atuando legalmente na cidade. Eles poderão concorrer aos 5 mil novos alvarás que serão disponibilizados pela Prefeitura.

A empresa responsável pelo aplicativo disse que não vai aderir porque não é um serviço de táxi. O Uber continua funcionando em São Paulo também por conta de uma decisão judicial que liberou o uso do aplicativo na cidade.

Haddad

Questionado sobe uma possível preocupação da Prefeitura sobre o poder de mobilização dos taxistas e sua influência na opinião pública, o prefeito Fernando Haddad refutou a possibilidade e afirmou que a recente criação de uma nova categoria é consequência de um fato novo [o surgimento da Uber] e que ela não estava no “horizonte”.

O prefeito voltou a afirmar que a Uber não poderia continuar atuando sem regulação porque essa ausência de obrigações para com o poder público trouxe problemas para a cidade no passado. Haddad disse ainda não considerar “justo” que 40 mil taxistas que estão na fila do alvará do táxi sejam prejudicadas com uma regularização da Uber.

(As informações são do Portal G1 – Foto: Estadão Conteúdo)