Notícias

01/10/2015 10h40
Paes diz que não vai voltar atrás na proibição do Uber no Rio

O prefeito do Rio Eduardo Paes disse nesta quarta-feira (30), que não não se importa de seguir na contramão de outras grandes cidades brasileiras e que vai manter a lei que diz que o transporte feito pelo aplicativo Uber é ilegal. As administrações de outras capitais como São Paulo e Brasília deram sinais que podem regulamentar o transporte individual de passageiros.
"Já está feito, já sancionei a lei [que proíbe o Uber]. Agora é olhar para o futuro e buscar uma melhor qualificação dos táxis da cidade. Já estamos desenvolvendo o aplicativo oficial que vai melhorar esse sistema de transportes no Rio", disse Paes.

A lei que regulamenta o transporte individual de passageiros e estipula multa para empresas e motoristas que oferecem o serviço através do Uber foi publicada no DIário Oficial nesta quarta.

No último dia 20, o secretário municipal de transportes Rafael Picciani, afirmou que o aplicativo público para táxis no Rio deveria ser escolhido dentro de um mês. Nele, todos os taxistas terão de ser cadastrados e os passageiros poderão avaliar o serviço.
Recentemente, o prefeito chegou a se passar por taxista para ouvir a população. Em meio a elogios e críticas, ele disse que teve medo de que uma jovem passageira cumprisse sua ameaça de atingi-lo.

Sobre a questão da tecnologia, Paes afirmou que "a Prefeitura já vinha, há meses, discutindo a criação de um aplicativo que se assemelha ao Uber, é inevitável falar, e que traz essa oportunidade da população avaliar, criticar e essa avaliação chegará ao poder público que poderá tomar uma atitude, diferente de uma empresa privada".