Notícias

03/09/2015 11h25
SEDERSP acompanha assinatura da criação da Divisão de Transportes de Cargas

No último dia 31, o SEDERSP, representado pelo presidente da entidade, Fernando Souza e seu vice, Milton Cordeiro, acompanhou, a convite da Prefeitura de São Paulo, o momento de assinatura do decreto municipal que cria a Divisão de Transportes de Cargas do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV).


A medida atende a uma reivindicação do setor de cargas, que antes se reportava ao Departamento de Transportes Públicos. Agora, essa nova divisão tratará de todos os assuntos e demandas específicas do segmento ligados à mobilidade e transporte de mercadorias na capital paulista, desde cargas especiais, produtos perigosos e autorizações.

"Temos que considerar a carga como um subtipo de transporte coletivo, porque estamos tratando da coletividade, cuidando do abastecimento de 12 milhões de pessoas. Se esse abastecimento não ocorrer da melhor maneira possível, toda a cidade é impactada", disse o prefeito Fernando Haddad, durante a assinatura.

A divisão terá como atribuições o planejamento, a fiscalização e a proposição de ações para a melhoria do tráfego de caminhões e da logística de abastecimento, em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Caberá a ela mapear, regulamentar e adequar todas as atividades de trânsito e transporte de carga, estipulando não somente os melhores horários, mas também as vias mais apropriadas.

"Vamos aprimorar do ponto de vista da fiscalização para evitarmos, por exemplo, cargas perigosas trafegando pelas vias da cidade sem aviso e monitoramento adequado", afirmou o secretário de Transportes, Jilmar Tatto.

Também está sob responsabilidade dessa nova divisão a entrega noturna de cargas, que teve projeto piloto iniciado em 2013 com a criação de um grupo técnico, em conjunto com o setor, em especial os transportadores e as grandes redes de comércio. Essa implantação foi realizada em parceria com 15 empresas, entre lojas de rua, shoppings e home centers. As entregas eram realizadas das 21h às 5h.

Além de representantes do SEDERSP, acompanharam essa assinatura o presidente do Setcesp, Manoel Souza Lima Jr., seu assessor executivo Adauto Bentivegna Filho e diversos empresários do setor de cargas.

(Foto: César Ogata/Secom)