Notícias

05/08/2015 10h40
Estamos presentes e ativos na mídia – veja palavra do presidente

Ao longo deste semestre, o SEDERSP se fortaleceu na mídia, que passou a olhar a entidade como referência quando o assunto em questão é o setor de duas rodas.

Recentemente, escrevi o artigo “Pipas no ar: atenção redobrada a todos motociclistas” e esse foi reproduzido em diversos jornais, revistas, blogs e sites de várias regiões do Estado de São Paulo.

Por se tratar de assunto que aborda toda a sociedade de modo geral, o texto ganhou destaque nas principais páginas dos impressos, dentre eles o “Diário do Grande ABC”, maior jornal da região do ABCD, que também veiculou reportagem especial, tendo como fonte nosso sindicato patronal. “O presidente do Sedersp, Fernando Souza, acredita que o maior problema observado atualmente em relação ao tema é a falta de fiscalização por parte do poder público. Com isso, o sindicato enfatiza junto aos motociclistas a importância do uso de antena de proteção na motocicleta por todos, embora o item seja obrigatório apenas para aqueles que utilizam o meio de transporte como instrumento de trabalho”, destacou o DGABC.

Importante revista do setor motociclista, a Motoboy Magazine, também ressaltou, ao veicular nosso artigo, a importância em discutir essa temática. O mesmo fez o Diário de Notícias, considerado um dos maiores e mais conceituados jornais do setor jurídico do Brasil. Entidades ligadas a movimentos em prol de um trânsito melhor e mais seguro deram tamanha importância ao fato, com a publicação do texto, entre eles o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), a Associação Brasileira de Educação de Trânsito (Abetran), bem como os blogs Transitar, Filosofia em Trânsito e outras diversas mídias não citadas aqui, porém não menos importantes.

Sobre a redução de velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros, na capital paulista, nossa entidade também foi procurada para opinar, em matéria publicada em 22 de julho no jornal Diário de São Paulo. De modo objetivo, defendemos a necessidade de mais investimento na educação de trânsito e da construção de passarelas na área de abrangência dessas duas importantes vias da metrópole.

Ainda na questão do tráfego nas avenidas, concedemos entrevista à TV Gazeta sobre a implantação da ciclovia da Avenida Paulista, deixando claro que o posicionamento da entidade não é contrário a essas obras, desde que bem executadas e planejadas. Na ocasião, questionamos sobre a segurança dos motociclistas, que também precisam dividir essa via com as bicicletas, ônibus e demais veículos.

A falta de fiscalização do setor motofretista, que muito nos preocupa, foi outro tema que inseriu nosso sindicato em várias pautas de diversos jornais. Ciente da atuação do SEDERSP frente a esse problema, o jornal Diário de Sorocaba destacou o trabalho da instituição na reportagem " Luta pela fiscalização no setor de motofrete continua". Outra mídia de grande circulação do interior de SP, o Cruzeiro do Sul, publicou texto que também mostra a preocupação da categoria no que se refere à regulamentação na reportagem “Falta de fiscalização permite atuação clandestina no setor”. Ainda nesse assunto, o artigo “La garantia soy yo”, de autoria do advogado Angelúcio Piva, do nosso departamento jurídico, ganhou espaço em alguns jornais, entre eles o Todo Dia, que abrange 15 cidades da região de Campinas.

Também sobre regulamentar o setor, principalmente no que se refere aos aplicativos, o sindicato patronal foi citado na Revista Época Negócios e esclareceu os problemas relacionados às cooperativas virtuais. A matéria aponta o alerta que o SEDERSP faz aos motofretistas e tomadores sobre a responsabilidade solidária na contratação do serviço, entre outros fatores que ganharam destaque graças à atuação do sindicato frente às mídias, que hoje têm nossa entidade como importante fonte para a produção de grandes reportagens. Para finalizar, recentemente, o sindicato foi fonte de pesquisa do Portal UOL para matéria sobre o profissional de motofrete.

Essa é a nossa entidade, que cresce a cada dia e que serve como porta voz de todo o empresariado que acredita em confia em nosso trabalho.