Notícias

15/07/2015 11h30
Veja três conselhos de um dos maiores empreendedores do mundo

Com um patrimônio de mais de US$ 20 bilhões, Jack Ma é, provavelmente, um dos maiores empreendedores da China e do mundo. Ma demorou vários anos para finalizar o ensino fundamental e foi rejeitado 10 vezes na universidade de Harvard. Mesmo assim, superou as adversidades e criou o Grupo Alibaba, maior rede de e-commerce do mundo.

SAIBA MAIS

Neste mês, Ma esteve em São Paulo para a reunião inaugural da NETmundial Initiative, um grupo de acionistas globais da Internet, e compartilhou algumas dicas para empreendedores que enfrentam dificuldades em seus negócios. “O que você precisa aprender não é como fazer negócios, mas como encontrar o seu novo modo de vida. Você não está gerenciando um negócio, você está se tornando sua melhor versão”, diz. Veja três conselhos do empresário, que podem ser referência para qualquer setor.

1. Esforce-se

Não espere que fazer negócios seja fácil. “Os empresários têm que empreender um esforço incansável para ter sucesso. Você tem que tomar todos os tipos de riscos em todos os momentos. Exige-se devoção sincera, tanto física quanto mentalmente. Ser rico da noite para o dia só existe em novelas da TV. Você precisa dedicar tempo e esforço a fim de estabelecer um negócio bem sucedido. Gastar tempo e energia não garante o sucesso, porém de outra forma você nunca será bem-sucedido”, diz.

2. Ame o que faz

Se você não ama o que faz, está no caminho errado. “Você deve ser apaixonado pelo que você está fazendo. Porque quando você tem um coração voltado aos seus próprios produtos e serviços, e você recebe feedback positivo de seus clientes, você fica grato, e você se comunica com eles com paixão e paciência. Acredito que as pessoas que sentem gratidão estão melhor preparadas para serem bem-sucedidas”, diz.

3. Pense, pense e pense

Não adianta querer ganhar dinheiro com um negócio da noite para o dia. Você deve se esforçar, amar o que faz e colocar a cabeça para funcionar. “Um elemento para o sucesso é colocar o seu cérebro para trabalhar. Depois de ter decidido o que fazer, você precisa considerar com cuidado como fazer isso. É vital que pequenas empresas encontrem suas próprias qualidades únicas”, diz Ma. Seja diferente e tente se divertir. “Fazer negócios não é simplesmente comprar e vender, mas criar e explorar o mesmo conjunto de valores compartilhado com os seus clientes”.

(Fonte: Revista PEGN)