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08/05/2015 11h50
CET implanta quatro bolsões de espera para motos na Avenida Professor Francisco Morato

Para melhorar a segurança de motociclistas, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vem implantando uma sinalização horizontal que delimita uma área exclusiva de espera para motos. Isso, inclusive, faz parte das reivindicações do SEDERSP e outras entidades do segmento juntos às reuniões do Grupo de Trabalho Motofrete, em prol de maior segurança aos motofretistas.

Esta iniciativa faz parte da chamada Operação Frente Segura, lançada em abril do ano passado para criar uma área de acomodação mais segura para os veículos sobre duas rodas, ao pararem para aguardar a abertura do semáforo. Com estas implantações a cidade contará com 191 bolsões na cidade.

Na próxima semana, dia 11, segunda-feira, serão ativados quatro novos bolsões em cruzamentos da Avenida Professor Francisco Morato, exclusivos para motocicletas:

- Avenida Professor Francisco Morato com Avenida dos Três Poderes

- Avenida Professor Francisco Morato com Rua Roquete Pinto

- Avenida Professor Francisco Morato com Rua João Batista de Souza Filho

- Avenida Professor Francisco Morato com Rua Carlos Lima Morel

Além da sinalização de solo característica (pictogramas de motocicleta pintados no asfalto), a caixa de acomodação – que está situada entre a faixa de pedestres e os automóveis parados no vermelho do semáforo veicular - tem sua sinalização reforçada com placa educativa, evidenciando que ali é um espaço para a espera de motos. Serão implantados 127 m² de sinalização horizontal e 6 placas.

De acordo com a CET, os locais para implantação da Frente Segura são escolhidos, basicamente, em função do volume considerável de veículos de duas rodas que passam pelas vias e conflito veicular, incluindo-se aí o critério da Segurança Viária.

A iniciativa da Frente Segura tem como objetivos:

- Proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com autos no momento da largada no verde do semáforo;

- Aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia;

- Dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres;

- Diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento.

A primeira caixa de acomodação foi implantada na extremidade do Viaduto do Chá, no cruzamento com a Rua Xavier de Toledo, no final do mês de abril de 2013. Vale lembrar que essa sinalização, que ainda é novidade no trânsito paulistano, já vem sendo usada com êxito em cidades espanholas como Barcelona e Madri. Em Barcelona, foi testada em três cruzamentos em 2009 e, posteriormente, expandida para outros locais. A autoridade de trânsito de Barcelona, onde as motos são 29% da frota de veículos, avalia que a área de espera exclusiva para motos diminuiu em 90% o risco de acidentes com motos nos cruzamentos daquela metrópole.

(As informações são da CET – Foto: Reprodução blog Infomoto)