Notícias

29/04/2015 11h35
Empresários de várias regiões visitam stand do SEDERSP em congresso

Empresários do setor de duas rodas de São Paulo e de outras regiões, entre elas Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Rio de Janeiro e Pernambuco, visitaram o stand do SEDERSP no último sábado, 25, durante o 15º Congresso Nacional de Motofrete, ocorrido na capital paulista e puderam conhecer melhor o trabalho que a entidade desenvolve diante aos seus associados.

O presidente Fernando Souza, juntamente com lideranças sindicais de outros Estados, participou de uma mesa de debate para tratar de assuntos pertinentes ao setor, entre eles o aplicativo.

Em seu discurso, Fernando salientou a necessidade de um fortalecimento entre os sindicatos estaduais. “Nos reunimos aqui para buscar entendimentos que possam trazer soluções para nossas empresas e o fato de estarmos neste evento com representantes de várias partes do país mostra o quanto fortalecidos podemos estar para lutar cada vez mais por melhorias em nosso setor”, disse.

Também participante da mesa, o advogado Angelúcio Piva, do departamento jurídico do SEDERSP, falou sobre algumas ações que o sindicato têm feito no combate às empresas que atuam de modo irregular no mercado, que, para ele, se resume ao trabalho contra a concorrência desleal.

“A concorrência é maravilhosa, ela oxigena, mas tem que ser feita em igualdade. Nesse caso, o que determina o jogo são as regras, que têm que ser as mesmas. No entanto, essas empresas de aplicativos, que estão sendo combatidas pelo SEDERSP, não são de motofrete, porque não estão enquadradas na lei 12.009 e na CLT, sendo assim, as condições não são as mesmas”, explica Angelúcio. “A tecnologia não é uma ameaça, o problema é o modo como ela vem sendo aplicada”, ressalta Souza.

Durante o encontro, empresários de diferentes regiões aproveitaram para falar diretamente com alguns diretores do SEDERSP e tirar dúvidas, entre eles um casal de Niterói (RJ), que relatou dificuldades enfrentadas em sua cidade. “O índice de funcionários trabalhando sem carteira assinada é muito grande e não há nenhuma fiscalização, e o pior, não temos a quem recorrer. Estamos perdendo nossos clientes para empresas de fundo de quintal. Nós percebemos que se as empresas realmente se reunirem, o cenário pode ser outro. Essa conversa foi de grande valia”, disse a empresária.

“Por isso ressalto a necessidade dessa união entre as regiões, com isso, a gente avança no setor e atende às necessidades de todos, independente de onde essa empresa está situada”, disse Fernando e adiantou que logo haverá novidades em prol desse fortalecimento.

Participaram da mesa, além dos representantes do SEDERSP Fernando Souza, Angelúcio Piva e Ronaldo Brito, os diretores dos sindicatos patronais de entregas rápidas dos seguintes Estados:

Rio Grande do Sul (Luiz Carlos Santos de Mello - presidente e Everson Rambor Reynaldo - diretor / SETSER), Pernambuco (Robson Florêncio de Souza - presidente /SEMPREMOTO e Ricardo Bandeira de Mello – vice-presidente/ SINDIENTREGAS. Também teve participação o empresário Fábio Garrido, da Bahia. O congresso foi promovido pela Revista Motoboy Magazine.