Notícias

05/03/2015 10h30
Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16 de março

O aumento da mistura de etanol na gasolina, de 25% para 27%, começa a valer no próximo dia 16 de março, segundo informou o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. A alteração vale para a gasolina comum e para a aditivada: "A única exceção é a premium", afirmou.

O ministro detalhou que não haverá impacto para o consumidor com a medida: o preço do litro da gasolina nos postos de combustível não será alterado.

Gasolina Premium não muda

Braga também informou que houve entendimento para que o aumento no percentual do etanol não fosse aplicado à chamada gasolina premium, mas somente à comum e à aditivada.
De acordo com Braga, a decisão foi tomada a pedido das associações de fabricantes de veículos, a Anfavea.

O presidente da Anfavea, Luiz Moan, disse ser preciso esperar pelos resultados dos testes de durabilidade nos motores de carros movidos somente a gasolina. Essas avaliações começaram em setembro passado e devem ser finalizadas no fim do mês.

“Os testes de durabilidade ainda estão sendo realizados pela Anfavea e por isso nós insistimos bastante que a gasolina premium não sofresse nenhuma alteração na sua formulação, em nome da defesa do consumidor, para que ele também possa ter alguma alternativa de abastecimento no caso dos veículos .

"Essa gasolina [com maior percentual de etanol] é segura, sem dúvida nenhuma, mas ela é uma gasolina que deve ser usada nos veículos chamados flex, e nós colocamos uma precaução enquanto os nossos testes de durabilidade não forem concluídos”, completou.

Estoque de álcool

O anúncio formal do aumento ocorre um mês após uma reunião em que o governo fechou acordo com a Anfaveapara o aumento da mistura. Essa medida já vinha sendo debatida desde o ano passado como meio de incentivar as usinas produtoras de etanol. Naquela época, porém, estudava-se o aumento do percentual para 27,5%.

Ainda nesta quarta, ao lado de Braga, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, explicou que há no Brasil 1 bilhão de litros de álcool em estoque. Conforme a ministra, a estimativa é que essa quantidade de combustível seja totalmente misturada à gasolina já em 2015.

No início de fevereiro, a presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Elizabeth Farina, disse que o setor conseguirá atender ao aumento da demanda pelo etanol.

Segundo ela, há estoque para um mês de consumo após início da safra, e a produção é monitorada.

(Fonte Portal G1)