Notícias

27/02/2015 11h50
De pneu careca a alarme barulhento, saiba o que faz moto ser apreendida

Os motivos mais comuns que levam à apreensão de motocicletas não são arbitrários e quase sempre estão ligados à documentação irregular, sendo o principal deles o atraso no licenciamento, seguido pela falta da carteira de habilitação (CNH com categoria "A").

A remoção para o pátio representa uma grande dor de cabeça e dinheiro jogado fora, portanto, melhor é não correr esse risco.

Existem outros problemas que podem levar a moto para o pátio de apreensões. O estado de conservação geral do veículo é um deles. Muitas vezes, a documentação está regularizada, mas o pneu gasto demais, o que pode provocar acidente.

Além dos pneus, outras falhas do equipamento também podem condenar a moto, caso de lâmpadas queimadas e a ausência de retrovisor.

No caso de fiscalização, também são verificados o estado de placas, do lacre e a possibilidade de adulteração de numeração de chassis ou do motor, enfim, qualquer irregularidade ocasiona a apreensão da moto.

Há ainda motivos curiosos que podem levar à apreensão. Um alarme sonoro que quebre o sossego público é razão para guincho. O mesmo pode ser dito do escapamento esportivo. Embora os fabricantes do equipamento afirmem - e até apresentem laudos atestando - que tais equipamentos obedecem à legislação, algumas ponteiras podem causar problemas em blitze, já que certas autoridades interpretam de forma diferente, dependendo da região.

O exibicionismo também levam à apreensão. Manobras como empinar a roda dianteira ou fazer o RL (levantar a traseira em frenagens bruscas) e cavalo de pau podem levar a moto ao pátio. Em outras palavras, o ideal é andar com os documentos em dia, checar se está tudo ok quanto aos pneus e acessórios em geral e, principalmente, pilotar com segurança e responsabilidade, assim, não haverá do que se preocupar.

(Fonte: UOL – Imagem: Folhapress – texto editado pela pontoZap)