Notícias

24/02/2015 10h20
SEDERSP promove palestra “e-Social, o que muda a partir de março”

Essa foi uma das principais dúvidas tiradas entre os empresários do setor de motofrete durante a primeira reunião mensal do SEDERSP, ocorrida neste sábado, 21, na sede do Setcesp.

Para esclarecer sobre essa mudança, que engloba todos os segmentos empresariais, o sindicato patronal convidou o engenheiro de Segurança José Eduardo dos Santos, do Premier – Centro de Medicina e Segurança do Trabalho, que ministrou a palestra “e-Social - O que muda para a sua empresa a partir de março de 2015”.

Apesar de estar prestes a ser lançado oficialmente pelo governo, esse novo sistema ainda é uma incógnita para muitos empresários, que não sabem do que se trata esse serviço e como funcionará na prática.

O e-Social é uma obrigação legal definida pelo Governo Federal que unificará, por meio eletrônico, o envio de informações previdenciárias, tributárias, fiscais e trabalhistas, inclusive as relacionadas à medicina do trabalho. Para isso, o empresário deve estar atento a todas as informações que devem constar nesse sistema - e que não são poucas.

No caso do setor de motofrete, por exemplo, todo histórico do profissional deve estar incluído nessa plataforma, inclusive a periculosidade. “Se o motofretista agora tem que receber esse adicional, isso, obrigatoriamente, deve ser lançado. Ao contrário, o empresário estará informando que o funcionário não recebe a periculosidade, em resumo, que não cumpre as normas das legislações”, explica o especialista. “A tendência é acabar com as informalidades, porque a empresa vai ter eu assumir o que pratica”, complementa.

Durante o evento, o engenheiro detalhou as obrigações que devem estar inseridas no meio eletrônico, bem como a periodicidade para os lançamentos, entre outras observações pertinentes ao tema. “Como há prazo para envio das informações sobre o trabalhador, é imprescindível que a empresa forme uma rede de comunicação entre seus departamentos para que não ocorram falhas”, alerta José.

Diante de tanta informação, o empresariado ficou preocupado, mas, ao mesmo tempo, aliviado ao saber que ainda dá tempo de se preparar para essa mudança.

Quem acompanhou a palestra aprovou a ação do SEDERSP nesse esclarecimento tão importante para o setor patronal.

Veja o depoimento de alguns presentes sobre a palestra oferecida pelo SEDERSP:

“Esse tipo de iniciativa é maravilhoso, porque traz luz ao conhecimento. Muitas vezes, por falta de informação, o empresário acaba sendo inserido num contexto de ignorância e depois ele paga caro por isso. Eu vejo o papel do SEDERSP nesse momento um papel de promotor da informação, mostrando o caminho correto, dentro da legalidade. Parabéns ao SEDERSP e também ao empresário que tomou a iniciativa de participar desta reunião para entender o que está acontecendo no mercado, para que as pessoas não digam amanhã ‘me pegaram de calça curta’. Com certeza, muitos saíram esclarecidos após esse encontro”.
DIMITRIOS ASVESTAS, consultor financeiro pessoal

“A palestra me surpreendeu! O meu contador já havia passado algumas informações sobre o e-Social, mas sem muitos detalhes. Agora, diante dessa explanação, me sinto muito mais preparado a lidar com o e-Social. Essa reunião foi enriquecedora!”.
VALDIR SERAFIM, empresário do setor

“Essa iniciativa foi ótima, porque informação é tudo. Esse tipo de esclarecimento com quem entende do assunto é sempre muito válido. Assistir a essa palestra e receber tantas informações relevantes valeu muito a pena”.
AUGUSTO CÉSAR RODRIGUES, empresário do setor