Notícias

10/02/2015 10h25
IPEM identifica irregularidades no comércio de capacetes e pneus para motos

Equipes de fiscalização do IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realizaram na semana passada a Operação “Boa Viagem” na capital paulista.

O objetivo da fiscalização foi verificar a conformidade dos seguintes produtos: capacetes para usuários e ocupantes de motocicletas e similares, pneus automotivos novos e reformados e pneus para motocicletas, rodas automotivas, vidros de segurança laminado para para-brisa e vidro de segurança temperado de automóveis, dispositivos de retenção para crianças (como bebês-conforto, cadeirinhas e assentos de elevação) e Arla 32 (aditivo de uso obrigatório em caminhões que reduz os óxidos de nitrogênio nos veículos a diesel).

No total, foram fiscalizados 8.577 produtos com 9% dos 89 estabelecimentos autuados pelos fiscais do IPEM-SP por comercializarem produtos em desacordo com a legislação do Inmetro. Entre os itens irregulares estavam os capacetes, pneus para motocicletas e rodas automotivas. Na maioria dos casos as irregularidades envolviam a falta do selo de certificação do Inmetro, que indica que esses produtos passaram por ensaios e atendem a requisitos de segurança.

Em alguns casos os produtos irregulares foram apreendidos, o comerciante terá o prazo de 15 dias para apresentar a nota fiscal com os dados do fabricante ou importador da mercadoria em desacordo com a legislação, caso contrário será considerado o único responsável pela irregularidade.

A partir daí, há prazo de 10 dias para apresentação de defesa ao departamento jurídico do Ipem-SP. Esgotada a fase administrativa, as multas variam entre R$ 800 a R$ 30 mil.

A lista com as irregularidades encontradas durante a operação "Boa Viagem" está disponível no link: http://goo.gl/YWi5Dp.

(Foto: IPEM)