Notícias

09/02/2015 11h30
Setor de Pontuação do Detran passa a funcionar na unidade Armênia

A partir desta segunda-feira, 9, o Setor de Pontuação do Detran na capital paulista passará a funcionar na unidade Armênia e não mais na sede administrativa do Departamento, no Centro.

O novo local fica na Avenida do Estado, 900, Centro - próximo à estação Armênia do Metrô. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, tanto para os condutores quanto para seus despachantes ou representantes legais. Não haverá atendimento aos sábados.
Os serviços continuarão sendo agendados pelo portal do Detran (www.detran.sp.gov.br).

O Setor de Pontuação atende condutores que precisam regularizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) após terem atingido 20 ou mais pontos; ou que cometeram uma única infração gravíssima que, por si só, gera processo de suspensão do direito de dirigir (como embriaguez ao volante, conduzir moto sem capacete e praticar racha, entre outras).

Em ambos os casos, o cidadão pode apresentar recurso contra a suspensão da CNH (direito garantido pela legislação) ou cumprir o prazo durante o qual ficará proibido de dirigir, que varia de um a 12 meses, de acordo com a gravidade das infrações (no caso embriaguez ao volante, a suspensão é sempre por um ano).

Em 2014, na Capital, 265.719 condutores foram notificados para responder ao processo de suspensão do direito de dirigir. Em todo o Estado, foram 597.187. Quem não mora na Capital deve procurar a unidade do Detran.SP da cidade na qual está registrada sua CNH para responder ao processo.

Recurso Online

No portal do Detran.SP, o condutor infrator de qualquer parte do Estado também pode apresentar, via internet, o recurso contra o processo de suspensão da CNH. Basta acessar o endereço www.detran.sp.gov.br, criar login e senha e acessar os "Serviços Online" (clicar em CNH - Serviços de Habilitação).

Em seguida, deve-se preencher a defesa e anexar os documentos necessários para o julgamento. Depois, o cidadão acompanha o andamento e o resultado (se foi deferido ou indeferido) também pelo portal.

(Informações: Assessoria de Comunicação do Detran-SP)