Notícias

26/01/2015 14h30
São Paulo tem mais uma via com faixa exclusiva para ônibus
A partir desta segunda-feira, 26, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam 1,6 km de faixa exclusiva à direita para ônibus na Avenida Joaquina Ramalho e na Rua dos Machados, Zona Norte da cidade.

A nova faixa funciona no sentido centro, de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, no trecho entre a Rua Maria Cândida e Rua da Coroa. No sentido bairro, de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h, entre a Rua da Coroa e Rua Chico Pontes.

A ativação faz parte da Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo. Com esta implantação, a malha viabilizada pela atual gestão chega a 464,6 km de faixas exclusivas para ônibus na capital paulista.

De acordo com a CET, a ativação dessa nova faixa terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito orientam os motoristas para não invadir o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. Segundo a Companhia De Engenharia de Tráfego, a partir do dia 9 de fevereiro, a fiscalização será intensificada na via.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.