Notícias

19/12/2014 10h05
Usuários de patins, skates e cadeiras de rodas podem utilizar ciclovias

Pessoas que utilizam triciclos, quadriciclos, patins, patinetes, skates e cadeiras de rodas podem agora circular pelos 204 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas da cidade de São Paulo.

A circulação, antes proibida, foi autorizada nesta semana,15, pelo decreto 55.790, do prefeito Fernando Haddad, publicado no Diário Oficial da Cidade (DOC). A medida também é estendida aos usuários de bicicletas de carga, com ou sem reboque atrelado e ainda veículos de propulsão elétrica, não comparados a ciclomotores, como cadeiras de roda motorizadas.
Mesmo com essa permissão, vale ressaltar que a CET poderá restringir a circulação desses equipamentos em algumas vias, que serão sinalizadas pela companhia.

Por meio do projeto SP400km, a cidade promete um total de 400 quilômetros de ciclovias até o fim de 2015. Desde junho, foram implementados 140 quilômetros de vias segregadas que somam aos 63 quilômetros existentes.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, em 2015 serão implementadas ciclovias na avenida Paulista e embaixo do Elevado Costa e Silva, o Minhocão. As duas intervenções têm previsão para serem iniciadas no dia 5 de janeiro e juntas somam quase 9 quilômetros de vias exclusivas para ciclistas. Ao todo, 12 pontes das 28 existentes nas duas marginas, Pinheiros e Tietê receberão vias exclusivas para bicicletas.

(Foto: viatrolebus.com)