Notícias

15/12/2014 08h50
Vias da região central têm velocidade máxima reduzida para 40 km/h

A Companhia de Engenharia de Tráfego reduz, a partir desta segunda-feira, 15, a velocidade de vias importantes da região central de São Paulo. O programa denominado Área 40 começou a ser implantando em outubro do ano passado.

A novidade vai atingir trechos das avenidas Cásper Líbero, Rio Branco, São João, Ipiranga ( no trecho entre a ruada Consolação e avenida São Luis), Nove de Julho, Brigadeiro Luis Antônio, Liberdade e rua da Consolação, que terão velocidade máxima permitida de 40 km/h.

A prefeitura também vai diminuiur de 60 Km/h para 50 Km/h a velocidade máxima permitida na rua Anita Garibaldo, praça João Mendes, viaduto Dona Paulina e nas avenidas Rangel Pestana, Senador Queiróz, Mercúrio e no trecho entre a avenida Cásper Líbero e São Luís da avenida Ipiranga.Motoristas flagrados por radares ou agentes acima dessa velocidade serão multados.

Segundo o diretor de Planejamento, Projetos e Educação da CET, Tadeu Leite Duarte, as mudanças devem dar mais segurança a pedestres, ciclistas e motoristas.

De acordo com a CET, serão instaladas 366 placas de sinalização vertical de regulamentação e advertência, além de 780 m² de sinalização horizontal nas vias afetadas pela mudança. Antecipadamente foram instaladas 34 faixas de vinil e 62 banners, alertando sobre as alterações.

No ano passado, a prefeitura começou a alteração de limite de velocidades também na região central. Na ocasião, ruas da área denominada Rótula Central tiveram a velocidade reduzida para 40 km/h. Na zona norte, mudanças atingiram trechos da avenidas Braz Leme, Santos Dumont, Morvan Dias de Figueiredo, Cruzeiro do Sul, General Ataliba Leonel, e ruas Jovita, Conselheiro Saraiva, Alfredo Pujol, Chemin Del Pra e Doutor César, em setembro deste ano.

Em outubro deste ano, as mudanças chegaram à região de Moema, na zona sul. No começo deste mês, a região da Penha ganhou uma área de ruas onde a velocidade máxima chega a 40 km/h.

Além disso, a CET anunciou, na semana passada, que o limite velocidade máxima permitida nas pistas expressas das marginais Tietê e Pinheiros, em São Paulo, será reduzida para 70 km/h a partir do primeiro semestre do ano que vem, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Atualmente, os motoristas podem trafegar no máximo a 90 km/h nestas vias. Nas pistas locais, a velocidade também vai cair de 70 km/h para 60 km/h.

(Fonte: Portal IG)