Notícias

27/09/2021 12h50
Por que aplicativo diz que encomenda vai de bicicleta e ela chega de moto?

Reportagem publicada no Portal UOL revela mais um problema com o serviço de entregas rápidas por aplicativos: “Motoboys burlam apps de delivery ao informar que estão de bicicleta; tática serve para obter corridas mais curtas”, relata a matéria.

O texto aborda o motivo pelo qual esses entregadores agem dessa forma. De acordo com o UOL, os motoboys admitem que se cadastram como entregadores via bicicleta como veículo de transporte para evitar deslocamentos muito longe e, assim, garantir viagens mais curtas, principalmente em tempos de alta do preço do combustível, e melhorar um pouco a renda, que já é pequena.

Em entrevista, um dos motoboys afirmou que os apps dão preferência aos ciclistas para entregas curtas e aos motoboys para as mais longas, razão pela qual parte burla o sistema.

Vale destacar que para exercer a função de motofretista no setor formal, por exemplo, é necessário o cumprimento das leis do motofrete, entre elas a 12.009, que regulamenta o exercício das atividades desse profissional de transporte rápido sobre duas rodas.

Dentre as regras estabelecidas para a prática da atividade de motoboy está a de o profissional ter completado 21 anos e possuir, por pelo menos, 2 anos, na categoria; ser aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentação do Contran, entre outras exigências.

O que pode ser notado com essa reportagem é que além da inexistência desse cumprimento da lei, outros agravantes podem prejudicar a segurança dos entregadores.

A matéria mostra, ainda, a insatisfação dos entregadores, que revelam não compensar trabalhar com aplicativos de entregas.

Para ter acesso à reportagem, copie e cole o link: https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2021/09/26/por-que-aplicativo-diz-que-encomenda-vai-de-bicicleta-e-ela-chega-de-moto.htm

(Imagem: Agência Brasil)