Notícias

25/08/2021 09h00
Prazo para exame toxicológico de condutores profissionais vence dia 31 deste mês

Atenção, empresário do setor de transporte, que tem como colaboradores motoristas profissionais com carteira de habilitação nas categorias C, D e E, com vencimento entre janeiro e junho de 2022: o prazo para a realização do exame toxicológico vence neste mês, dia 31.

Essa aplicação cabe a motoristas de vans, caminhões e ônibus, que devem comparecer a um posto de coleta laboratorial vinculado a algum laboratório credenciado pelo DENATRAN.

Vale ressaltar que quem não se submeter ao exame estará sujeito a pagar multa de R$ 1.467,35, dentre outras penalizações. O flagrante acarretará infração gravíssima, com atribuição de 7 pontos na CNH e suspensão do direito de dirigir por três meses, além de pagamento da nova multa.

A fiscalização, antes prevista para ser iniciada em abril deste ano, foi prorrogada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por conta da pandemia.

No total, a exigência impacta mais de 10 milhões de condutores e faz parte da Lei 14.071, sancionada em outubro de 2020, estabelecendo que motoristas com CNHs nas categorias C, D e E, com idade inferior a 70 anos, realizem o exame toxicológico com periodicidade de 2 anos e 6 meses, a contar da data da emissão ou renovação da CNH.

(Imagem: Agência Brasil)