Notícias

29/07/2021 09h00
Rodízio de veículos na cidade de SP volta ao horário tradicional a partir da próxima segunda-feira

A Prefeitura de São Paulo anunciou que, a partir da próxima segunda-feira (2), o rodízio de veículos de passeio e caminhões na cidade voltará a ter o horário tradicional: das 7h às 10h e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira.

A mudança acompanha o anúncio realizado nesta quarta-feira (28) pelo governador do estado, João Doria (PSDB), de que o toque de restrição, que reduz a circulação nas ruas das 23h às 5h, será suspenso a partir de 1° de agosto.

Regras do rodízio, de acordo com o final da placa do carro:
• Segunda-feira: não circulam veículos com placas de final 1 e 2;
• Terça-feira: não circulam veículos com placas de final 3 e 4;
• Quarta-feira: não circulam veículos com placas de final 5 e 6;
• Quinta-feira: não circulam veículos com placas de final 7 e 8;
• Sexta-feira: não circulam veículos com placas de final 9 e 0.

Ampliação do horário do comércio
O governo de São Paulo também anunciou que ampliará o horário de funcionamento do comércio até a meia-noite e a capacidade de ocupação dos estabelecimentos para 80% a partir do dia 1º de agosto. Atualmente, a horário limite é 23h e a capacidade 60%.

Os parques estaduais também poderão voltar aos seus horários regulares de antes da pandemia a partir de 1º de agosto.

A gestão João Doria (PSDB) afirma que o anúncio foi possível devido ao avanço da vacinação no estado e à melhora nos indicadores da pandemia.

O governo também anunciou a antecipação do calendário de vacinação, como nova previsão para que todos os adultos estejam vacinados com a primeira dose até o dia 16 de agosto. Os adolescentes de 12 a 17 anos serão imunizados a partir do dia 18 de agosto.

Com a antecipação, Doria afirmou que todas as restrições de horário e ocupação do comércio serão suspensas a partir do dia 17 de agosto.

(G1 - Imagem: Agência Brasil)