Notícias

27/07/2021 09h00
Dia Nacional do Motociclista: Prefeitura de São Paulo promove edição especial do Programa Motociclista Seguro

Para marcar o Dia Nacional do Motociclista, celebrado nesta terça-feira, 27 de julho, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), promove uma edição especial do Programa Motociclista Seguro.

A ação educativa ocorrerá das 10h às 16h, no Posto de Apoio ao Trânsito, localizado na Avenida dos Bandeirantes com a Avenida das Nações Unidas (PAT Band), embaixo da Ponte Eng. Ary Torres e do Viaduto República da Armênia, em parceria com o Comando de Policiamento do Trânsito (CPTran) da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Três vídeos produzidos pela Vital Strategies, parceira da Prefeitura no desenvolvimento de ações e campanhas de segurança viária, serão exibidos aos participantes. O objetivo é alertar quem conduz moto sobre a importância de respeitar os limites de velocidade para preservação da própria vida. Os vídeos foram feitos para campanha educativa que será veiculada nas redes sociais da SMT a partir do Dia do Motociclista.

A iniciativa conjunta envolve a abordagem de motociclistas na via por policiais do CPTran, seguida de um convite para assistir a uma breve palestra sobre segurança viária, ministrada por um agente de trânsito e um policial militar. O agente da CET aborda, em sua fala, orientações de como evitar sinistros. Já o policial discorre sobre as infrações mais comuns na condução da motocicleta. A explanação toda tem duração aproximada de 20 minutos.

Em decorrência da pandemia de Covid-19 e em obediência ao protocolo sanitário, serão captados 10 motociclistas por vez, respeitando-se o distanciamento social durante a atividade pedagógica. Todos os envolvidos deverão usar máscara de proteção facial o tempo todo.

Além da palestra e da exibição dos vídeos, os participantes terão a oportunidade de aprender de forma lúdica com o jogo de computador Pilote Sua Vida, desenvolvido pela CET. O jogo ensina princípios de Pilotagem Segura. A atividade é conduzida por educadores do Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da Companhia (CETET), que orientam o processo de aprendizagem sanando as dúvidas dos motociclistas.

A parte prática fica por conta de um bate-papo e uma demonstração de frenagem com instrutores da própria CET e instrutores parceiros convidados.

Relatório de Sinistros de 2020.

Em 2020, pela segunda vez na história, o número de motociclistas mortos no trânsito superou o número de pedestres mortos. O relatório anual de sinistros de trânsito da CET registrou, ao longo do ano passado, 809 óbitos decorrentes de colisões e atropelamentos. Destes, 345 eram motociclistas e 316, pedestres. Para mais detalhes sobre as ocorrências de trânsito em 2020, consulte: http://www.cetsp.com.br/media/1143350/RelatorioAnual2020.pdf

(Fonte: site da Prefeitura de São Paulo)