Notícias

10/06/2021 19h00
Falta de peças e crise sanitária gera descompasso na produção de motos

As dificuldades para importar componentes e a crise sanitária que afetou a produção no Polo Industrial de Manaus prejudicam o planejamento e se refletem no descompasso entre oferta e demanda. Segundo a Abraciclo (associação que reúne fabricantes de motos e de bicicletas), a procura por motocicletas novas está entre 15% e 20% acima da atual capacidade de produção.

As fábricas retomam gradativamente as atividades. Foram montadas 103,8 mil motos em maio, de acordo com os dados da entidade. É uma queda de 15,1% na comparação com abril, mas o balanço do ano segue positivo, apesar das dificuldades.

A alta no acumulado de 2021 é de 47,5% em relação aos cinco primeiros meses de 2020, mas a base de comparação é rasa. As fábricas manauaras permaneceram fechadas durante longos períodos entre o segundo e o terceiro bimestres do ano passado, na primeira onda da pandemia de Covid-19.

O problema que obrigou interrupções nas linhas de montagem é também a principal razão das filas de espera por motocicletas. Entregadores de aplicativo movimentaram o segmento de motos “street”, composto por modelos de baixa cilindrada que são usados no serviço de delivery.

A Abraciclo calcula que há fila de espera por 100 mil motocicletas e a entidade estima que serão produzidas 1,06 milhão de unidades ao longo de 2021, uma alta de 10,2% em relação ao ano passado.

(As informações são do jornal Folha de São Paulo – para ter acesso à matéria completa, copie e cole o link: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/06/falta-de-pecas-e-crise-sanitaria-gera-descompasso-entre-producao-e-demanda-no-setor-de-motos.shtml)