Notícias

01/06/2021 09h00
SEDERSP apoia campanha Junho Vermelho de doação de sangue

Para reforçar a importância da doação de sangue e atrair novos doadores, no mês de junho celebra-se a campanha Junho Vermelho. A escolha do mês tem a ver com a chegada do inverno, já que com a queda da temperatura, os estoques de hemocentros costumam ficar mais baixos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 16 a cada mil brasileiros são doadores de sangue. O número representa 1,6% da população, o que está dentro do recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) de, pelo menos, 1% da população doadora. Apesar disto, o número está longe de atender a atual demanda, ainda maior devido à pandemia de Covid-19.

Origem da campanha
A campanha Junho Vermelho foi criada em 2015 pelo movimento Eu Dou Sangue. Além das baixas temperaturas, outra motivação para a escolha do mês de junho foi o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado anualmente em 14 de junho.

A ideia da campanha é trazer conscientização sobre o tema e homenagear doadores de sangue.

Covid-19 e doações
No mundo todo, os bancos de sangue registraram baixas durante a pandemia de Covid-19. Entretanto, o Ministério da Saúde e os hemocentros garantem que estão tomando todas as medidas de higiene e distanciamento social para evitar chances de contágio nos momentos de doação.

Quem contraiu a Covid-19 pode doar sangue, desde que respeite um período mínimo de 30 dias após a melhora completa de sintomas. O mesmo vale para gripes ou resfriados.

Como doar
Para doar sangue é preciso, entre outros requisitos, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar nas duas horas antes do ato e não estar em jejum.

Confira aqui um mapa com locais para doação. No Estado de São Paulo, também é possível conferir o hemocentro mais próximo por meio do site da Fundação Pró-Sangue (http://prosangue.sp.gov.br/hemocentros/Default.html).

O SEDERSP apoia essa campanha e pede para que todos empresários de entregas rápidas se mobilizem nessa ação tão importante para quem é do setor de duas rodas.


(Com informações do site da Câmara dos Vereadores de São Paulo / Imagem: Agência Brasil)