Notícias

27/05/2021 18h00
Relatório anual aponta aumento de acidentes com motoboys em São Paulo

Embora a capital paulista tenha apresentado número menor de sinistros no trânsito, o número de acidentes envolvendo motociclistas, em especial entregadores aumentou no ano de 2020 em relação ao anterior, segundo relatório anual divulgado nesta semana pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

De acordo com o texto, publicado em 27 deste mês no site da Prefeitura de São Paulo, as mortes de motociclistas do ano passado representam 48 vítimas fatais a mais do que as 297 registradas em 2019. “A exemplo do que ocorreu em 2018, em 2020 os motociclistas foram as vítimas mais frequentes, com 345 mortes, superando o número de pedestres (316 mortes) pela segunda vez na série histórica”, informa o texto.

Ainda de acordo com o relato, “o cruzamento das informações da CET com os boletins de ocorrência da Polícia Civil e as declarações de óbito da Secretaria Municipal de Saúde mostra que o momento de pandemia, em que mais motociclistas passaram a circular em ruas mais vazias, influenciou o aumento”.

Entre os motociclistas mortos no trânsito, 92% eram homens, 47% tinham entre 20 e 30 anos, 57 eram motoboys e 44 eram estudantes (ocupações entre os motociclistas com os maiores números de vítimas). Os óbitos de motofretistas (incluídos os entregadores por aplicativo) representam 16% do total de motociclistas mortos em 2020. Em 2019, essa proporção foi de 12%.

Isso mostra o quanto a pauta sobre a regulamentação e fiscalização dos aplicativos deve ser debatida com urgência em todas as esferas, uma vez que os dados revelam a falta de segurança aos que trafegam sobre duas rodas para fazer suas entregas. Sabe-se que, na ânsia de ganhar mais por entregas, o motoboy que atua nessas circunstâncias fica mais vulnerável no trânsito.

O texto aponta, ainda, que “a maior parte das ocorrências fatais com motociclistas aconteceu aos fins de semana, principalmente nas noites de sexta-feira, sábado e domingo e nas madrugadas de sábado e domingo. Das 345 mortes de motociclistas, 153 ocorreram aos sábados e domingos. Se incluirmos as mortes que ocorreram nas noites de sexta-feira e nas madrugadas de segunda-feira, esse número sobe para 183 em números absolutos ou 53% do total”.

De acordo com a publicação, as causas das ocorrências fatais mais frequentemente mencionadas nos boletins de ocorrência foram a perda do controle da moto, com 68 registros, imperícia ou imprudência, com 47 registros, e excesso de velocidade, com 36 registros.

Outro dado que chama atenção é o fato de os motociclistas estarem envolvidos em 21,8% dos atropelamentos fatais registrados em 2020. Dos 308 atropelamentos registrados ao longo do ano, 67 envolviam motos.

Para ter acesso ao texto na íntegra, copie e cole o link: http://www.capital.sp.gov.br/noticia/numero-de-sinistros-de-transito-na-cidade-diminuiu-em-2020

(Site da Prefeitura de São Paulo/ Imagem: Agência Brasil)