Notícias

04/12/2020 09h00
Governo de SP e Prefeitura da Capital assinam convênio para ações de segurança no trânsito

O Governo de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo assinam nesta sexta-feira (04/12) convênio para promover ações conjuntas com foco na redução de acidentes e fatalidades de trânsito. A parceria prevê a cooperação técnica entre o programa Respeito à Vida, da Secretaria de Governo do Estado coordenado pelo Detran.SP, e o Plano de Segurança Viária Vida Segura, da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes.

O convênio prevê unificar as metodologias de dados de acidentes e mortes no trânsito entre o Estado, feito pelo Infosiga SP, e o Município, realizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). As equipes passarão a trabalhar juntas na coleta e análise dos acidentes.

Com o convênio, será possível aprofundar os diagnósticos a respeito da mortalidade no trânsito da capital e desenvolver políticas públicas cada vez mais eficientes.

“A mobilidade segura é prioridade para o Governo de São Paulo. As fatalidades e os acidentes de trânsito têm caído sistematicamente como consequência das ações em parceria com as prefeituras e a sociedade civil por meio de convênios. A integração do conhecimento técnico gera projetos eficazes na proteção à vida”, destaca o Secretário de Governo e Vice-Governador de São Paulo, Rodrigo Garcia.

“Diversas ações vêm sendo adotadas para aumentar a segurança de condutores, ciclistas e pedestres. A cidade de São Paulo tem hoje o menor índice da série histórica, de 6,07 mortes no trânsito por 100 mil habitantes, enquanto a média no país é de 14. Esse convênio será muito importante para reduzirmos ainda mais esse número, uma vez que nenhuma morte no trânsito é aceitável”, afirma a secretária municipal de Mobilidade e Transportes, Elisabete França.

Com mais de 15 milhões de habitantes, a cidade de São Paulo abriga 28% da frota e 27% das CNHs do Estado. “Nosso objetivo é somar forças com a gestão municipal a partir de mais uma parceria entre o Detran.SP e a Secretaria de Mobilidade. Somente com inovação e inteligência podemos tornar nosso trânsito mais humano e seguro”, diz o diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto.

Acidentes na Capital
De acordo com as estatísticas do Infosiga SP, a Capital responde por 15% das fatalidades de trânsito e 22% dos acidentes com vítimas do Estado. Desde 2015, início da série histórica da plataforma, o município tem experimentado reduções constantes nos índices. Entre janeiro e outubro deste ano, o número de fatalidades é 15% menor do que o registrado no ano passado e 34% menor na comparação com 2015. No Estado, a redução é de 24% em cinco anos, o que corresponde a mais de 1.200 vidas salvas.

(CET)