Notícias

03/12/2020 09h00
Empresário do setor, alerte seu colaborador: fortes chuvas precisam de atenção redobrada

Neste período em que as fortes chuvas têm sido recorrentes na capital paulista e outras cidades, devemos reforçar a atenção aos nossos entregadores sobre os cuidados, que precisam ser redobrados, principalmente em relação à queda de árvores e alagamentos.

Nesta semana, por exemplo, uma equipe de filmagem da TV Globo flagrou um motoboy pedindo ajuda após ficar preso embaixo de galhos e troncos de uma árvore de grande porte que caiu na movimentada avenida 23 de Maio, zona sul. Por sorte ele não se feriu, segundo ele, foi um “livramento de Deus”.

Na reportagem, o entregador disse que estava passando pela via quando a chuva aumentou muito e ele não percebeu o momento da queda da árvore.

Para reforçar nosso alerta e que este seja repassado aos entregadores de todas as empresas formais celetistas e também aos demais motociclistas, seguem algumas recomendações do presidente do SEDERSP, Fernando Souza.

Oriente seu colaborador a jamais enfrentar um alagamento. Especialistas em mecânica para motos aconselham o piloto ficar atento à altura da água ao atravessar uma enchente, lembrando o correto seria ficar bem longe dela. Se a água passar do eixo da roda, o alerta é total, justamente porque as partes mais vulneráveis da motocicleta são a entrada de ar e a saída de escapamento e se essa área for comprometida, o estrago está feito e tudo pode acontecer, desde pequenas avarias até acidentes fatais.

Outra dica é estar atento às sinalizações de áreas de risco. Ou seja, se há essa informação, já é sinal de que não se deve passar por esse local em temporal.

Vale lembrar que muitas vias urbanas carecem de manutenção de solo e que não é incomum se deparar com buracos nas ruas, o que pode agravar ainda mais a situação. Tentar escapar pelas laterais ou até mesmo pelo passeio público é outra alternativa que deve ser dispensada, afinal, o perigo de se deparar com um bueiro destampado ou grandes objetos no chão arrastados pela chuva é grande.

Seguir veículos maiores para cruzar pontos de alagamento também é outro erro cometido por motociclistas e que esperamos cada vez mais que não faça parte das atitudes dos nossos motofretistas - essa manobra pode causar a queda do piloto com as ondas provocadas geralmente por caminhões e ônibus, por isso o alerta aqui reforçado aos líderes e gestores de empresas de entregas rápidas.

Evite ficar perto e principalmente debaixo de árvores em temporais.

Atitudes sensatas e simples podem evitar grandes estragos e graves acidentes – e isso depende de todos nós: gestores, empresários e colaboradores.