Notícias

28/10/2020 12h30
Documentário Pandelivery enviado ao Ministério Público - Vamos acompanhar

Este foi mais um mês em que o SEDERSP mostrou-se atuante nas suas ações. Igualmente como fizemos com outras regiões, assinamos a Convenção Coletiva de Trabalho 2020/2021 com o sindicato profissional de Campinas, Jundiaí, Sorocaba, Piracicaba e regiões anexas.

Nossa maior preocupação nesse momento pandêmico tem sido manter a empregabilidade , assegurar todos os direitos dos nossos colaboradores e auxiliar as empresas formais do setor com informações pertinentes nesse “novo normal” em que vivemos atualmente. Sendo assim, de comum acordo, prorrogamos o instrumento coletivo anterior e, dessa forma, conseguimos garantir um pouco mais de tranquilidade aos trabalhadores celetistas e empresários de entregas rápidas por nós representados.

Outro ponto de destaque neste mês foi o lançamento do documentário “Pandelivery”, que tivemos a honra de participar sendo a única entidade participativa nesse filme. Aproveitamos a ocasião para parabenizar os idealizadores desse trabalho.

Mas mais importante do que a nossa participação foi ver que não estamos sozinhos nessa busca por direitos iguais, principalmente no que se refere ao cumprimento das leis vigentes no setor.

Para quem não viu ainda, o filme retrata a realidade vivida pelos motoboys de aplicativos durante esta pandemia. São depoimentos fortes e impactantes de quem sente na pele, no dia a dia, a situação precária nas entregas delivery. A falta de equipamentos de proteção, de assistência e até mesmo o bloqueio de contas dos entregadores nos apps em caso de contaminação foram os temas centrais. Outro agravante foi a denúncia de menores de idade praticando atividade de entregas sob motocicleta.

O mais interessante nesse documentário é que, de acordo com a equipe de produção, todo o documento bruto, ou seja, tudo o que foi filmado, mesmo o que não foi veiculado, foi cedido ao Ministério Público de São Paulo para que sejam tomadas medidas cabíveis.

Vamos acompanhar o andamento desse envio.

(Palavra do presidente do SEDERSP, Fernando Souza)