Notícias

16/10/2020 17h10
Documentário Pandelivery relata a realidade dos motoboys de aplicativos na pandemia

Foi lançado nesta quinta-feira (15) o documentário Pandelivery, que mostra a realidade dos entregadores de aplicativos neste momento de pandemia.

Protagonistas desse material, motoboys de várias partes de São Paulo narram seus medos e incertezas diante da atual situação pandêmica.

Única entidade participante no vídeo, o SEDERSP, representado pelo presidente, Fernando Souza, enalteceu a figura dos entregadores como heróis, que merecem respeito de toda a sociedade.

A falta de equipamentos de proteção, de assistência e até mesmo o bloqueio de contas dos entregadores nos aplicativos em caso de contaminação foram os temas centrais.

Um dos entrevistados relata que após ter sido contaminado foi bloqueado por um aplicativo sem receber nenhum amparo. Disse também não saber se as pessoas as quais teve acesso foram alertadas sobre o risco da contaminação. “Eu tenho plena certeza de que não avisaram nenhum cliente que teve contato comigo”, disse.

A insegurança no trânsito foi abordada por um jovem que atua em aplicativo com entrega por bicicletas. Ele também falou sobre a precariedade no serviço. “Tem cliente que acha que a gente tem que estar com uma carreta, porque pedem ração de 10 quilos pra gente entregar” – poucos dias após a entrevista, o rapaz sofreu um acidente e, segundo ele, não foi assistido pelo aplicativo, correndo o risco de perder o movimento do braço.

Outro agravante foi a denúncia de menores de idade praticando a atividade de entregas sob motocicleta.

De acordo com a produção do documentário, todo o material bruto foi cedido para o Ministério Público de São Paulo para que sejam tomadas medidas cabíveis.

Veja a sinopse:

São Paulo, epicentro da pandemia no Brasil, entrou em quarentena. Os motoboys, antes chamados de “cachorros loucos” e mal vistos na sociedade, começam a mudar o seu papel; na linha de frente na contra o vírus e lutando por melhores condições enquanto arriscam transformar-se em vetores de contágio. Pouco amparados por seus empregadores [aplicativos], “trabalham com fome levando comida nas costas”, garantindo a quarentena dos outros enquanto se arriscam.

Para ver o documentário, copie e cole o link: https://www.youtube.com/watch?v=gwL9QdS7kbA