Notícias

21/09/2020 20h30
SEDERSP participa do lançamento do programa “Motofretista Seguro” e assina acordo de cooperação técnica com o Detran-SP

O Presidente do SEDERSP, Fernando Souza, acompanhou nesta segunda-feira (21), no Palácio dos Bandeirantes, o lançamento da criação do programa “Motofretista Seguro”, uma iniciativa do governo Estadual, em parceria com o Detran-SP, que tem por objetivo garantir a segurança dos profissionais que trabalham tendo como instrumento principal a moto.

A ação tem como finalidade promover a proteção aos motofretistas, que inclui uma série de benefícios, entre eles a inclusão de cursos gratuitos de reciclagem profissional financiados pelas multas aplicadas pelo Detran, créditos para a compra de novas motocicletas e equipamentos de segurança, por meio do Banco do Povo do Estado, e regularização das Carteiras Nacionais de Habilitação adequadas para a profissão.

Nesta mesma data, o sindicato patronal acompanhou os debates da Semana Nacional de Trânsito, dedicado hoje ao setor motofretista. Na ocasião, também foi assinado um acordo de cooperação técnica com o Departamento de Trânsito e as principais entidades ligadas ao setor de duas rodas, indicadas pelo Detran-SP, entras elas o SEDERSP. O documento refere-se à Portaria Detran-169, de 18 de setembro, que dispõe sobre a criação de um grupo de trabalho visando a realização de debates, análises, proposições e ações para a melhoria das condições para os motofretistas no Estado de São Paulo.

Dentre as questões que serão temas de estudo, conforme artigo 1º deste documento, estão: Debate sobre boas práticas operacionais que podem colaborar para a redução do número de acidentes; Análise de alternativas educacionais voltadas à formação dos motofretistas; Elaboração de propostas para a modernização da legislação de trânsito, em especial as Resoluções 356 e 410 do Contran, aplicável aos motofretistas; Promoção de ações de mobilização dos principais atores para a difusão de informações estratégicas e de campo para o engajamento dos motofretistas nas políticas de redução de acidentes de trânsito; Proposição de iniciativas focadas em segurança do trânsito.

“Temos acompanhado de perto e atuantes as principais ações ligadas ao nosso setor e entendemos que essa é mais uma iniciativa fundamental em prol de melhorias para o motofrete. Aos poucos, vamos avançando, seja no âmbito Municipal, com o projeto de Lei 578/19 aprovado por 95% dos vereadores; na Câmara Temática, na CET, na qual nossa entidade é membro efetivo há 5 anos e, agora, na esfera Estadual, com essa participação junto ao Detran de São Paulo. Como representante das empresas formais celetistas do Estado de SP, nosso papel será o de contribuir para um trânsito mais seguro, levando as principais demandas do setor para esse debate”, destaca Fernando Souza.