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10/11/2014 17h40
GT Motofrete busca soluções para diminuir o número de acidentes em São Paulo

No último dia 4, foi realizado, na sede da CET, mais um encontro com o Grupo de Trabalho Motofrete (GTM), formado por diversas frentes ligadas ao setor, entre elas o SEDERSP, que teve como representantes o presidente da entidade, Fernando de Souza, o vice-presidente, Milton Cordeiro, e o assessor Ronaldo Brito.

A reunião contou com uma apresentação da CET sobre as diretrizes do PPV- Programa de Proteção a Vida, cujo tema envolve pedestres, ciclistas e motociclistas.

Durante a apresentação de gráficos com base nos acidentes fatais, tendo como referência o ano passado, o que se pode perceber é que o pedestre ainda está entre as maiores vítimas, sendo a maioria (45%) causada por veículos automotivos e 25% envolvendo duas rodas. Em segundo lugar entre as vítimas estão os motociclistas, totalizando 35%.

Outro dado importante apresentado é que grande parte desses acidentes ocorre nos finais de semana, segundo a CET, provavelmente devido ao consumo exagerado de álcool e drogas.

Com o intuito de atenuar esse elevado número com os vulneráveis, pedestres, ciclistas e motociclistas, a CET informou que estuda critérios para a diminuição da velocidade em toda a capital paulista.

Paralelo a esse estudo, o Grupo de Trabalho Motofrete também busca ações para minimizar esse quadro. Para isso, se reúne toda terça-feira com representantes ligados a questões de trânsito e laborais relacionados ao ramo motofretista. Neste último encontro, participaram, além de diretores e assessores do SEDERSP e funcionários da CET, representantes do DTP, DSV, Sindimoto, UGT, Abramet, Abraciclo e STPrans.

Na reunião desta semana, que ocorre dia 11, também na sede da CET, no Centro de SP, o GTM será dividido em três subgrupos, são eles: Economia, sinalização, regulamentação e processos; Projetos piloto de segurança, que visa tratar do ambiente onde os motociclistas estão inseridos e criar ambiente propício para o deslocamento desses motociclistas com segurança e, por último, mas não menos importante, Educação, questões de marketing e comunicação.

A ideia central dessa divisão é a deliberação de novas propostas, que serão apresentadas ao grupo geral, para discussões e consenso dos próximos encaminhamentos, ações e estudos a serem aprofundados.