Notícias

07/11/2014 09h10
Reajuste da gasolina: Preço para o consumidor deve ficar de 2% a 4% mais caro

A Petrobrás anunciou ontem, 6, o reajuste de preços dos combustíveis, com aumento de 3% para a gasolina e de 5% para o óleo diesel nas refinarias já a partir desta sexta-feira, 7.

A expectativa é de que o impacto para o consumidor fique entre 2% e 4% nos preços praticados pelos postos de gasolina de todo o País.

Esse é o primeiro aumento dos preços dos combustíveis anunciado em 2014. O último reajuste da gasolina, de 4% nas refinarias, ocorreu em novembro do ano passado. No mesmo anúncio, o diesel foi reajustado em 8%.

No mercado financeiro, o aumento foi visto como um gesto político, calculado para evitar um impacto maior na inflação ao mesmo tempo em que acena aos investidores para atitudes benéficas à saúde financeira da estatal, que deve encerrar o ano com forte aperto financeiro.

As projeções de economistas indicam um impacto entre 0,11 e 0,17 ponto porcentual sobre a inflação, dificultando o objetivo de manter a taxa dentro da meta estabelecida pelo Banco Central, de 6,5%. A expectativa é que a taxa termine o ano ligeiramente acima desse patamar, em 6,54%.

O reajuste foi anunciado após uma semana de pressão sobre a Petrobrás, acuada entre denúncias de corrupção, divergências internas em seu conselho de administração e atrasos na apresentação de resultados trimestrais. Tudo isso em um cenário de queda livre no preço do petróleo no mercado internacional, movimento que influencia as margens de lucro e os planos de investimento da companhia.

(Fontes: Agência Estado/ Valor Econômico)